Página - 1 2 3 4 5 6 7 8
Editorial

O Trânsito de Vénus, o Final de mais um Ano Lectivo e o Fascínio da Astronomia

  Está a chegar ao fim mais um ano escolar! Parecia que nunca mais acabava e no entanto eis que as férias estão aí já à espreita. A alunos e professores, esperamos que este ano tenha sido o melhor possível, que o ensino e a aprendizagem tenham sido amplos e que lancem bases sólidas para o futuro.
  Dedicamos este número ao fenómeno astronómico "Trânsito de Vénus" que tem lugar dia 8 de Junho. A sua raridade e interesse histórico e didáctico justificam as iniciativas que pelo mundo fora se têm multiplicado de modo a trazer a sua observação ao público em geral. Nunca antes tantos membros da espécie humana assistiram a este fenómeno. Seja um deles! Mas faça-o com cuidado, não arrisque a saúde da sua visão. Leia com atenção todas as páginas deste Boletim.
  A seguir às férias, em Setembro, retomaremos a produção deste Boletim. Voltaremos a abrir-vos janelas para o Universo, com a correcção científica, o sentido estético e o espírito didáctico que caracterizam a nossa publicação. Aos já muitos leitores deste Boletim, solicitamos que nos enviem a vossa opinião e comentários ou sugestões sobre assuntos que gostariam de ver tratados nestas páginas. Basta para isso enviar uma mensagem para observatorio@oal.ul.pt. Queremos agradecer a todos aqueles que já nos têm feito chegar o vosso apoio e encorajamento.
  O interesse da Astronomia por parte do público é enorme e não pode ser ignorado. Na maior parte dos países europeus e EUA, planetários e observatórios são visitados por milhões de crianças e adultos todos os anos. Nos últimos anos, em todo o mundo, nos jornais principais, os artigos de Astronomia têm marcado presença constante (tipicamente mais de um artigo por semana). Cosmos é a série televisiva de educação científica pública de maior sucesso: 400 milhões de espectadores em 60 países. O respectivo livro foi o best-seller científico mais vendido de toda a história. Na Internet, as páginas de Astronomia são de entre as mais visitadas. A Astronomia inspira o trabalho nas artes: da poesia e música aos livros e cinema de ficção científica, as ideias e descobertas da Astronomia servem de inspiração para artistas, jovens e público em geral. Desta forma, a Astronomia serve como forma de contacto com a Ciência para pessoas que doutra forma, normalmente não o fariam.
  A Astronomia ajuda-nos a alimentar uma das características que nos faz mais humanos: a exploração de novas fronteiras para a procura de respostas, respostas para a necessidade de compreendermos as nossas origens, o tipo de universo em que vivemos, se estamos ou não sós neste Universo, e qual o nosso destino ou evolução final. A sua contribuição mais básica é pois oferecer respostas modernas e quantitativas para questões sobre as quais anteriormente só era possível filosofar.
  Pela Astronomia, pela Ciência, pelo desenvolvimento científico (e portanto económico), por aquilo que mais faz de nós seres humanos, tenham umas boas e descansadas férias de Verão. Voltaremos a encontrar-nos quando o Sol estiver quase de regresso ao equinócio de Outono.

João Lin Yun, Director do OAL
 

O Observatório esclarece as suas dúvidas de astronomia através do endereço electrónico: consultorio@oal.ul.pt

O dia do Trânsito

Questão:

O dia do Trânsito de Vénus vai ser diferente dos outros? Estará mais escuro que o habitual?

  O próximo dia 8 de Junho vai ser como qualquer outro dia para as pessoas que desconhecerem o trânsito de Venus. Efectivamente, uma parte da luz do Sol vai ser bloqueada pelo "pequeno" Vénus, mas a diferença não será perceptível nas nossas actividades do dia-a-dia (a não ser para os astrónomos solares...). Contudo, e especialmente para quem ler este boletim, o dia 8 vai marcar a oportunidade de uma vida (se as condições meteorológicas o permitirem). É que, após este trânsito, apenas em 2117 poderemos ver outro na Europa. Siga as regras de segurança e aprecie este espectáculo cósmico, esse é o nosso conselho.

Destaque Literário

"Trânsitos de Vénus: À Procura da Escala Exacta do Sistema Solar", de Nuno Crato, Fernando Reis e Luís Tirapicos (Gradiva, 2004). Este livro conta a história da descoberta dos trânsitos de Vénus e de Mercúrio e explica o que são essas passagens visuais dos planetas entre nós e o Sol. Explica a dinâmica celeste desses fenómenos raros, fáceis de observar desde que se esteja para isso preparado. A história começa com Kepler, passa por Halley e pelo Capitão Cook. Refere astrónomos de génio e aventureiros. Conta com o contributo de Teodoro de Almeida, Soares de Barros e outros portugueses, como é aqui revelado com base em vária investigação histórica original. Com este livro e os óculos nele incluídos pode observar-se o próximo trânsito de Vénus que se verificará a 8 de Junho de 2004 - uma oportunidade que apenas se repetirá em 2117.

 

Ficha Técnica

O Observatório é uma publicação do Observatório Astronómico de Lisboa, Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa, Telefone: 213616739, Fax: 213616752; Endereço electrónico: observatorio@oal.ul.pt; Página web: http://oal.ul.pt/oobservatorio. Redacção e Edição: José Afonso, Nuno Santos, João Lin Yun. Composição Gráfica: Eugénia Carvalho. Impressão: Fergráfica, Artes Gráficas, SA, Av. Infante D. Henrique, 89, 1900-263 Lisboa. Tiragem: 2000 exemplares. © Observatório Astronómico de Lisboa, 1995.
A imagem de fundo da capa é cortesia do ESO.

© 2004 - Observatório Astronómico de Lisboa