Página - 1* A graciosa galáxia Remoinho M51 e a pequena NGC 5194, duas companheiras galácticas. 2 3* Um pequeno exoplaneta gelado
* O crescimento dos maiores buracos negros
4* O Telescópio Espacial Hubble e o seu Sucessor [Parte II] 5* Com as horas trocadas
Hora de Inverno/Hora de Verão
6* Para Observar em Março
  VISIBILIDADE DOS PLANETAS
  Alguns Fenómenos Astronómicos
  Fases da Lua
* Astro Sudoku
7* O Céu de Março
* Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas
(Versão do Boletim em PDF)
Editorial

Também a mim, ninguém me cala...!

O mês de Março chegou e com ele a promessa da Primavera, a estação do renascer da Natureza, das flores, dos sorrisos. Março chegou e com ele o final do Inverno. Um Inverno especialmente frio, em vários sentidos.

Ao fim de três anos e meio como Director do OAL (e de sete anos e meio a "reconstruir" e a reabilitar o OAL), chegou a altura de abandonar a Direcção desta casa. Durante este tempo, sem qualquer remuneração, pus de lado o trabalho científico pessoal para poder dedicar-me 100% a trabalhar para o desenvolvimento justo e harmonioso da Astronomia e Astrofísica na Universidade de Lisboa. Apesar de todo o sucesso nas iniciativas e gestão do OAL durante este período, claramente reconhecido pelo público em geral e por instituições, professores e estudantes em particular, abandono a Direcção do OAL com uma profunda desilusão pela forma como funcionam os meios universitários, com a sua submissão à influência dos mais velhos e alegadamente mais poderosos, em vez de serem lugares de pessoas mais esclarecidas e livres que a sociedade julga serem. Assim, após mais de vinte anos de grande dedicação à instituição onde trabalho (a FCUL), é com tristeza que sou forçado a manifestar a minha indisponibilidade para continuar o enorme esforço que tenho feito a favor do progresso e desenvolvimento justo e humano desta instituição. Não posso aqui informar os detalhes que me levam a esta decisão pois "de cima" impõem-me silêncio sobre isso. Mas terei todo o gosto em informar quem o desejar, bastando para isso que me contactem por e-mail. Também a mim, ninguém me cala! E como os acontecimentos recentes o demonstram, é grande o apoio dos cidadãos aos que não aceitam ser calados e preferem defender os mais fracos do que aliarem-se aos mais poderosos. Aproveito pois para agradecer aqui a solidariedade e apoio daqueles que gentilmente me fizeram chegar já o seu pesar por toda a situação.

Para que progridam e se desenvolvam, são as instituições que precisam das pessoas. Só quando os critérios principais a ter em conta forem o mérito e o trabalho realizado pelas pessoas e não a sua idade ou o seu poder, só nessa altura poderão as universidades portuguesas libertarem-se do jugo do passado, feito de hierarquias ocas que as condenam a um atraso gritante.

Nos momentos difíceis, a contemplação da Beleza do nosso Universo pode ajudar ao restabelecimento do equilíbrio e bem-estar interiores. E a Astronomia é o "lugar" certo para isso. Quando contemplamos o céu estrelado, tantos mundos distantes, tantas interrogações a alimentar o espírito humano, e que pequena que é a nossa terra, a nossa Terra e a mesquinhez de alguns actos humanos!

Na despedida de todas as minhas responsabilidades no OAL (a acontecer brevemente), quero agradecer a todos os que colaboraram entusiasticamente no trabalho que desenvolvi. Dado ser meu desejo manter os compromissos que assumi previamente, este Boletim continuará a ser produzido e dirigido por mim até ao final de 2006, data do final do projecto que financia este Boletim (do qual eu sou o investigador responsável) e para o qual não pedirei renovação.

A esperança de melhores tempos, de uma melhor sociedade, está nas gerações jovens e é para elas que vale a pena trabalharmos. Vamos a isso...!

João Lin Yun, Director do Boletim O Observatório
AGENDA
- Visitas Guiadas ao OAL

O Observatório Astronómico de Lisboa dispõe de um serviço de visitas guiadas ao seu Edifício Central. Marcações para grupos podem ser efectuadas através do telefone 213616730, fax 213616750, ou através do endereço electrónico visitas@oal.ul.pt

 

Ficha Técnica

O Observatório é uma publicação do Observatório Astronómico de Lisboa, Tapada da Ajuda, 1349-018 Lisboa, Telefone: 213616739, Fax: 213616752; Endereço electrónico: observatorio@oal.ul.pt; Página web: http://oal.ul.pt/oobservatorio. Redacção e Edição: José Afonso, Nuno Santos, João Lin Yun, João Retrê. Composição Gráfica: Eugénia Carvalho. Impressão: Tecla 3, Artes Gráficas, Av. Almirante Reis, 45A, 1150-010 Lisboa. Tiragem: 2000 exemplares. © Observatório Astronómico de Lisboa, 1995.

© 2006 - Observatório Astronómico de Lisboa