Página - 1* O Telescópio Espacial XMM-Newton, um instrumento precioso 2* Século XXI: o século da Ásia...?
* Agenda
3* Cefeidas em casulos
* Nova luz ilumina choques entre galáxias
4* Catástrofes Cósmicas
Impacto de Objectos com o Planeta Terra
5* O sucesso das sondas marcianas 6 7* O Céu de Abril
* Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas
(Versão do Boletim em PDF)

Para Observar em Abril

VISIBILIDADE DOS PLANETAS

Mercúrio: No princípio do mês, Mercúrio pode ser observado antes do nascimento do Sol na direcção Este. Este planeta atingirá a sua máxima elongação Oeste, no dia 8.

Vénus: Neste mês, Vénus continua como estrela da manhã. Poderá observar este planeta antes do nascimento do Sol, na direcção Este. É o objecto com aparência estelar mais brilhante no céu.

Marte: Com o seu ocaso a ocorrer cada vez mais cedo, Marte será visível apenas durante a primeira parte da noite. Será possível observar este planeta na constelação de Gémeos a partir da primeira metade do mês. Marte e a Lua estarão "perto" um do outro no dia 2.

Júpiter: Poderá ser observado durante grande parte da noite.

Saturno: Será visível durante parte da noite, com o seu ocaso a ocorrer cada vez mais cedo.

Urano e Neptuno: Neptuno poderá ser observado no céu matutino. Em meados deste mês, Urano será visível no céu, como estrela da manhã. Será necessário o auxílio de um telescópio para poder observar estes planetas.



Alguns Fenómenos Astronómicos

6/7 de Abril -Na noite de 6 para 7 de Abril, às 00 horas, será possível observar o planeta Saturno muito perto da Lua na constelação do Caranguejo. É um lindo espectáculo, visível a olho nu ou com binóculos (de preferência colocados num tripé).

 
Fases da Lua
Quarto Crescente05 Abr - 13h
Lua Cheia13 Abr - 18h
Quarto Minguante21 Abr - 04h
Lua Nova27 Abr - 21h
Maarten Roos Serote
CAAUL/OAL

Astro Sudoku

Complete a grelha de modo a que cada linha, coluna e grelha 3x3 contenha as letras ACILORSTU. Depois da grelha totalmente preenchida, descubra os nomes de cinco luas de planetas do Sistema Solar, que poderão estar escritos segundo qualquer direcção e sentido.

© 2006 - Observatório Astronómico de Lisboa