PÁGINA 1  |  PÁGINA 2  |  PÁGINA 3  |  PÁGINA 4  |  PÁGINA 5  |  PÁGINA 6  |  PÁGINA 7
 

A Astronomia na Internet

O Observatório Europeu do Sul

 Para quem desbrava a Internet em busca de informação astronómica de qualidade, uma visita ao sítio do ESO (Observatório Europeu do Sul) será certamente frutuosa.
 Quem pretenda começar por conhecer melhor esta instituição, encontrará, logo no topo da sua página principal (www.eso.org), uma ligação para

outras páginas (www.eso.org/gen-fac/eso-info.html), referentes à sua fundação e organização, bem como às suas infra-estruturas científicas, nomeadamente o Observatório de La Silla e o VLT (Very Large Telescope), ambos situados no Chile.
 Segue-se uma secção intitulada "Top News", com ligações para as notas de imprensa mais recentes, focando as actividades do ESO e os últimos avanços na Astronomia. Quem dispõe de um endereço electrónico pode inscrever-se no serviço E-Mail Notifier (www.eso.org/news/notifier.html) e ser informado, de todas as actualizações e novos conteúdos; as páginas do ESO são automaticamente verificadas todas as terças e sextas, e as actualizações detectadas são comunicadas aos subscritores.
 Ainda na página principal, há um conjunto de ligações para conteúdos e funcionalidades diversas, organizado em seis secções que seguidamente descrevemos de forma sumária.
 "General Information and Services" (www.eso.org./gen-fac) proporciona o acesso a informações acerca dos corpos administrativos do ESO, da sua sede, bibliotecas e publicações.
 As quatro secções que se seguem têm um carácter mais técnico e são dirigidas sobretudo a investigadores profissionais, mas serão certamente úteis a todos os que tencionem conhecer em maior profundidade as actividades do ESO. "Observing Facilities and Operations" (www.eso.org/observing) destina-se especialmente aos astrónomos que pretendam utilizar as infra-estruturas de observação astronómica do ESO. "Projects and Developments" (www.eso.org/projects) abrange um conjunto de páginas cobrindo aspectos técnicos (engenharia de telescópios, instrumentação, etc.) relacionados, sobretudo, com o VLT. "Science Activities" (www.eso.org/science) reúne ligações para páginas relativas a projectos de investigação desenvolvidos no ESO, encontros científicos, publicações e relatórios. "Information Technology" inclui ligações para páginas referentes a software profissional e à utilização dos serviços informáticos do ESO (www.eso.org/projects/itpub; www.eso.org/science/scisoft).






 Por último, a secção dirigida sobretudo a estudantes, professores e ao público em geral: "Outreach Activities" (www.eso.org/outreach). São aqui reunidas ligações que permitem, por exemplo, aceder a imagens de objectos celestes obtidas com os instrumentos do ESO (www.eso.org/outreach/gallery/astro) e a slides sobre o VLT, que podem ser livremente utilizados, desde que para fins não comerciais (www.eso.org/outreach/epr/slides). Quem pretenda adquirir vídeos, posters e outros artigos pode fazê-lo em www.eso.org/outreach/epr/orders. Professores e estudantes do ensino secundário encontrarão informações e recursos de grande interesse nas páginas do Gabinete Educacional (Educational Office) do ESO (www.eso.org/outreach/eduoff). Recomenda-se especial atenção aos projectos dirigidos ao público e às escolas, nomeadamente o projecto Venus Transit 2004 (www.eso.org/outreach/eduoff/vt-2004), referente à próxima passagem de Vénus em frente ao Sol, que acontecerá em Junho do próximo ano.
 Aqui fica um pequeno roteiro das páginas do ESO, cabe agora a cada cibernauta descobrir as ligações e conteúdos correspondentes aos seus interesses específicos.

Pedro Raposo
OAL