PÁGINA 1  |  PÁGINA 2  |  PÁGINA 3  |  PÁGINA 4  |  PÁGINA 5  |  PÁGINA 6  |  PÁGINA 7
 

Para Observar em Maio

VISIBILIDADE DOS PLANETAS

Mercúrio: Não é visível este mês.

Vénus: A estrela da manhã vai-se aproximando do Sol, visto a partir da Terra (ver tabela em baixo), e a sua visibilidade decresce bastante. Com um telescópio pode-se observar a fase cada vez mais cheia do planeta, e como a distância à Terra aumenta, Vénus parece cada vez mais pequeno. No dia 29 de Maio, a Lua passará muito perto do planeta. Tente observar o duo pouco antes do nascer do Sol (ver tabelas em baixo): será um lindo espectáculo.

Marte: O planeta vermelho é cada vez mais visível antes do nascer do Sol. No dia 22 de Abril a Lua passará nas suas proximidades. Para ver pormenores na sua superfície, necessita idealmente de um telescópio com um diâmetro de, pelo menos, 10cm e uma ampliação angular igual ou superior a 100 vezes. O diâmetro aparente do planeta aumenta, assim como o brilho, pois a distância entre Marte e a Terra diminui.

Júpiter: Visível a partir do ocaso do Sol. A Lua passa próximo de Júpiter no dia 9 de Maio.

Saturno: Visível logo após o ocaso do Sol na direcção Oeste. No dia 5 e 6 de Maio, o fino crescente da Lua passará perto do planeta.

Urano: Visível este mês na segunda parte da noite na direcção Este, é necessário telescópio e mapa detalhado para o procurar.

Neptuno: Visível este mês na segunda parte da noite na direcção Este, é necessário telescópio e mapa detalhado para o procurar. Anda ligeiramente à frente (para Oeste) relativamente a Úrano.


Eclipse da Lua

Na noite de 16 de Maio podemos assistir a um eclipse total da Lua, bastante espectacular! Mas é necessário levantar-se bem cedo, ou não ir para cama. Aproveite que o dia 17 é um sábado! O primeiro contacto do disco lunar com a umbra, a parte interior e mais escura da sombra terrestre, acontece às 03:03 da manhã. A totalidade é às 04:40 da manhã, e o último contacto às 06:17, ligeiramente antes do disco do Sol aparecer por cima do horizonte.

 

Maarten Roos Serote


 
 

- Debates públicos no OAL

As conquistas da Ciência nos próximos cem anos - 23 Maio 2003, 21h30

A origem do Universo? A viagem no tempo? A teletransportação? A cura para todas as doenças? A vida eterna? Ou somente a solução para os nossos problemas energéticos, para a fome ou para a contaminação dos recursos naturais? Venha partilhar connosco quais as conquistas científicas que gostaria de ver conseguidas durante o século XXI. Conheça algumas perspectivas dos cientistas.

- Próxima Palestra Pública no OAL

A Origem da Vida - 30 Maio 2003, 21h30
pelo Prof. Doutor Francisco Carrapiço

O Observatório Astronómico de Lisboa oferece palestras públicas mensais, de entrada livre, no Edifício Central, sobre temas de Astronomia e Astrofísica, normalmente na última 6.ª feira de cada mês às 21h30. No final de cada palestra e caso o estado do tempo o permita, fazem-se observações de corpos celestes com telescópio. Para mais informações, consulte: http://www.oal.ul.pt/palestras/ ou contacte o n.º 21 361 67 39.