Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Nebulosa da Caveira e Ossos | Observatório Astronómico de Lisboa

Créditos de Imagem: ESO, imagem da Nebulosa da Caveira e Ossos

Esta imagem foi tirada no âmbito do programa Jóias Cósmicas do ESO pelo instrumento FORS montado no Very Large Telescope (VLT) e mostra a região de formação estelar ativa NGC 2467, também conhecida como Nebulosa da Caveira e Ossos.

A Nebulosa da Caveira e Ossos situa-se no hemisfério celeste sul. É uma nebulosa de poeira, gás e estrelas jovens brilhantes ligadas gravitacionalmente, que tem aparência de uma caveira quando observada a partir da Terra.

A NGC 2467 situa-se na constelação da Popa. A Popa faz parte de três constelações que costumavam formar uma única constelação enorme, a constelação do Navio dos Argonautas (Argo Navis), da história mítica de Jasão e os Argonautas. Esta constelação foi dividida em três constelações menores, segundo as regras da União Astronómica Internacional: a Quilha, a Popa e a Vela. Apesar de ser um herói mítico, Jasão rouba o tosão de ouro, e assim esta nebulosa encontra-se num navio celeste entre ladrões — uma morada apropriada para esta “Caveira Pirata dos Céus do Sul”.

Desenho do Navio dos Argonautas por Johannes Hevelius (1690)