O OAL não assume qualquer responsabilidade pelo valor e fiabilidade da “Hora Legal OAL” visualizada através de páginas na internet. Uma vez que, após a comunicação com os servidores do OAL, a responsabilidade pela afixação e correcção da hora é da exclusiva competência do dispositivo que acede à internet.

Visualização da Hora Legal Portuguesa

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) é a instituição que tem a incumbência legal de manter e distribuir a Hora Legal em Portugal. No âmbito destas competências o OAL disponibiliza o serviço de sincronização com a Hora Legal através do protocolo informático NTP (Network Time Protocol) e, por outro lado, a simples visualização da mesma através das suas páginas na internet.

No canto superior das páginas existe um relógio que procura mostrar a Hora Legal com a máxima fidelidade possível. Contudo, os atrasos variáveis nas comunicações (inerentes à rede Internet) levam-nos a só permitir que seja mostrada a Hora Legal, quando é possível determinar com fiabilidade o desfasamento entre a Hora Legal e a hora do seu equipamento, ou seja, se houver um erro médio inferior a 0,5 segundo.

 


A diferença entre as situações de sucesso ou não no cálculo do desfasamento é bastante evidente, como pode notar nas imagens que estão por cima. Na imagem da esquerda encontra-se o aspecto do relógio do OAL quando é possível mostrar a Hora Legal. A imagem da direita aparece quando há falhas de comunicação, ou esta se encontra muito degradada (atrasos altamente variáveis), não sendo possível determinar com fiabilidade o desfasamento entre a Hora Legal e a hora local. Assim, a hora que se apresenta é a hora interna do seu dispositivo (computador, telefone, organizador pessoal, etc.). Note que sempre que a hora surge em cor vermelha é sinal que o cálculo do desfasamento não foi possível.

Cálculo do desfasamento à Hora Legal

A determinação do desfasamento do relógio do seu dispositivo é iniciado quando acede pela primeira vez à página do OAL, mas também é feito periodicamente enquanto a página permanecer aberta. Alternativamente, para forçar um novo cálculo do desfasamento só tem de clicar com o botão esquerdo do rato sobre o valor da hora. Como referido no parágrafo anterior, se a hora surgir a vermelho (imagem da direita em baixo), indica que a hora mostrada é a hora local do equipamento, situação que encontrará quando abre a página do OAL pela primeira vez, ou quando previamente falhou a determinação do desfasamento. O par de imagens seguintes reproduz os aspectos mencionados.

 


Visualizar o desfasamento do meu relógio

Quando o cálculo é bem sucedido, além de ser possível mostrar a “Hora Legal OAL”, é também possível mostrar quão desfasado se encontra o relógio do seu dispositivo. Para obter tal informação, basta passar o ponteiro do rato sobre a hora (sem clicar). Esta acção faz surgir uma caixinha com a informação sobre o valor do atraso ou adiantamento do relógio local. Essa informação encontra-se permanentemente visível na versão do nosso relógio que surge quando se clica no texto “Ver desfasamento”. Neste último caso também é indicado o erro associado à determinação do desfasamento. Nas imagens seguintes estão representadas as situações que acabámos de descrever.

 


Princípios e procedimentos usados

Em termos tecnológicos implementou-se, em Javascript, a ideia subjacente ao protocolo NTP. Isto significa que são feitos vários pedidos do valor da Hora Legal ao servidor NTP do OAL (ligado aos relógios atómicos) e é determinada a diferença entre a Hora Legal e a hora local no seu computador, subtraindo os atrasos devido às comunicações via Internet. Uma vez estabelecida esta diferença de uma maneira estatisticamente robusta, ela é utilizada para calcular e mostrar a verdadeira Hora Legal a partir da hora local. No caso de não ser possível estabelecer a comunicação, haver falhas sistemáticas nas mesmas ou os desfasamentos obtidos pelos vários pedidos serem muito variáveis, não haverá robustez no cálculo do desfasamento e então é apenas apresentada a hora local do dispositivo. Note-se que periodicamente são feitas tentativas de comunicação com o OAL.

Notas importantes::

  • O OAL não assume qualquer responsabilidade pelo valor e fiabilidade da “Hora Legal OAL” visualizada através de páginas na internet. Uma vez que, após a comunicação com os servidores do OAL, a responsabilidade pela afixação e correcção da hora é da exclusiva competência do dispositivo que acede à internet.
  • Estas páginas apenas permitem a visualização da Hora Legal mantida pelo OAL, não alteram nem sincronizam o relógio do aparelho usado para as consultar. Se quer mesmo acertar o relógio do seu aparelho deverá utilizar outro método. Veja como na página Como Acertar?.
  • A execução do cálculo do desfasamento e a afixação da hora é feita pelo aparelho usado, pelo que, dependendo das suas características e ocupação do CPU, pode não conseguir actualizar correctamente o mostrador a cada segundo e provocar um desfasamento momentâneo no batimento da hora.
  • O mostrador da Hora Legal utiliza a hora local do aparelho, como foi já descrito. Assim, se alterar a sua hora local também altera imediatamente a hora afixada, dessincronizando-a da Hora Legal. Isto pode acontecer se por algum motivo alterar “à mão” a hora ou tiver algum programa que “mexa” no relógio. Também pode acontecer durante o normal funcionamento do aparelho sempre que o sistema se encontre sobrecarregado. Por exemplo, na fase de arranque ou se estiver a correr muitos programas em simultaneo. A Hora Legal só voltará a ser mostrada correctamente após a próxima sessão (periódica) de contactos com o servidor NTP do OAL. Também pode forçar um novo acerto clicando com o botão esquerdo do rato nos dígitos da Hora Legal.
 

Comments are closed.