OAL mantém e fornece a Hora Legal Portuguesa, desenvolve e apoia atividades de investigação científica em Astrofísica, de divulgação e formação, de estudo e preservação do excelente acervo patrimonial, além de manter um serviço público nas suas áreas de intervenção.

Imagens

  • A lua Dione de Saturno

    DioneCassiniAgo2015_web

    Marcada por inúmeras crateras geladas a lua Dione, de Saturno, foi mais uma vez fotografada em alta resolução pela sonda Cassini, a 474 km de distância (17/ago/2015). É o quinto encontro da Cassini com Dione, a mais próxima aconteceu em 2011 mas estas fotos são consideradas como as de melhor resolução. Com 1122 km de diâmetro é apenas a 15ª maior lua no Sistema Solar, mas tem mais massa do que o somatório das outras ainda mais pequenas.

    DioneCassini17Ago2015_web

    Desta vez o objectivo principal não era obter imagens mas sim usar os instrumentos para estudar os efeitos gravíticos da lua, a magnetosfera e plasma envolvente, com o objectivo de determinar melhor a estrutura interna e os processos que afectam a superfície da mesma: fracturas, deslocações e outra morfologia. Cerca de 2/3 da sua massa está em gelo de água e o seu núcleo denso deve ser de rocha silicatada.

    Dione_CassiniAgo2015_web

    A sonda permanecerá a trabalhar no sistema saturniano até finais de 2017 e tem programadas três passagens muito próximas de Enceladus (final deste ano), além de passagens mais longínquas às pequenas luas irregulares como as Daphnis, Telesto, Epimetheus e Aegaeon.

visualizar e/ou assinar o Livro de Visitas do OAL

Consulte e assine o Livro de Visitas

  • Enrico
    Apesar de eu ser um italiano que vive na Itália e apesar de termos também na Itália uma entidade …

 

Comments are closed.