As 2 Super Luas de 2021
No final de abril de 2021 ocorrerá uma Super Lua no dia 27 de abril. Para além dessa, haverá uma segunda Super Lua no dia 26 de maio. Estas serão as 2 únicas Super Luas de 2021. Os instantes de Lua Cheia não coincidirão exatamente com os instantes do perigeu. A Super Lua mais favorável para observar será a do dia 26 de maio, em que os instantes do perigeu e da lua cheia estão apenas desfasados de 9:25 horas, enquanto que na de dia 27 de abril o desfasamento é de 11:50 horas. Isto faz com que a observação da Lua seja mais interessante no seu nascimento no dia 27 de abril pelas 21:06 horas e no dia 26 de maio pelas 21:14 horas.
Veja-se na tabela abaixo os instantes de lua cheia, lua no perigeu, nascimento e ocaso da lua e também do sol para as duas Super Luas de 2021.
Gostaríamos de realçar a Super Lua de maio que vai ocorrer durante um Eclipse total da Super Lua. O seu perigeu ocorrerá na quarta-feira dia 26 de maio pelas 02h49min, enquanto o seu instante de Lua Cheia ocorrerá às 12h14min do mesmo dia. O Eclipse total da Super Lua ocorrerá ao meio dia de quarta-feira dia 26, não sendo visível a sua observação por ocorrer à luz do dia. Neste dia, a lua começará a entrar na penumbra pelas 09h46. Às 10h45, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 12h10. Pelas 12h19 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 12h28. A partir das 13h53, a Lua sai totalmente da sombra, terminando a ultima fase do eclipse pelas 14h51.
Observa-se nesta tabela abaixo que as distâncias do perigeu e apogeu não são constantes e que em 2021 o perigeu mais próximo é a 26 de maio. A lua nesse dia estará mais exuberante por atingir a distância mínima da Terra e a fase de Lua Cheia ocorrer poucas horas depois.
Para obter informação sobre os azimutes, altura e passagem meridiana da Lua consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2021/ Passagem Meridiana, Altura e Azimute da Lua (Lisboa).
Relembramos a definição de Super Lua: Fala-se em Super Lua sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas. Segundo esta definição é possível ocorrer uma Super Lua frequentemente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho aparentes. Consulte aqui nesta tabela a lista das Super Luas que irão ocorrer até 2050, “As Super Luas até 2050” .
Note-se ainda que quando se observa a lua próxima do horizonte, ocorre um efeito extra de ampliação, mas que é apenas uma ilusão ótica… confirme AQUI!
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel