No final de abril de 2021 ocorrerá uma Super Lua no dia 27 de abril. Para além dessa, haverá uma segunda Super Lua no dia 26 de maio. Estas serão as 2 únicas Super Luas de 2021. Os instantes de Lua Cheia não coincidirão exatamente com os instantes do perigeu. A Super Lua mais favorável para observar será a do dia 26 de maio, em que os instantes do perigeu e da lua cheia estão apenas desfasados de 9:25 horas, enquanto que na de dia 27 de abril o desfasamento é de 11:50 horas. Isto faz com que a observação da Lua seja mais interessante no seu nascimento no dia 27 de abril pelas 21:06 horas e no dia 26 de maio pelas 21:14 horas.

Veja-se na tabela abaixo os instantes de lua cheia, lua no perigeu, nascimento e ocaso da lua e também do sol para as duas Super Luas de 2021.

Gostaríamos de realçar a Super Lua de maio que vai ocorrer durante um Eclipse total da Super Lua.  O seu perigeu ocorrerá na quarta-feira dia 26 de maio pelas 02h49min, enquanto o seu instante de Lua Cheia ocorrerá às 12h14min  do mesmo dia. O Eclipse total da Super Lua ocorrerá ao meio dia de quarta-feira dia 26, não sendo visível a sua observação por ocorrer à luz do dia. Neste dia, a lua começará a entrar na penumbra pelas 09h46. Às 10h45, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 12h10. Pelas 12h19 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 12h28. A partir das 13h53, a Lua sai totalmente da sombra, terminando a ultima fase do eclipse pelas 14h51.

Observa-se nesta tabela abaixo que as distâncias do perigeu e apogeu não são constantes e que em 2021 o perigeu mais próximo é a 26 de maio. A lua nesse dia estará mais exuberante por atingir a distância mínima da Terra e a fase de Lua Cheia ocorrer poucas horas depois.

Para obter informação sobre os azimutes, altura e passagem meridiana da Lua consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2021/ Passagem Meridiana, Altura e Azimute da Lua (Lisboa).

Relembramos a definição de Super Lua: Fala-se em Super Lua sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas. Segundo esta definição é possível ocorrer uma Super Lua frequentemente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho aparentes. Consulte aqui nesta tabela a lista das Super Luas que irão ocorrer até 2050, “As Super Luas até 2050” .

Note-se ainda que quando se observa a lua próxima do horizonte, ocorre um efeito extra de ampliação, mas que é apenas uma ilusão ótica… confirme AQUI!