Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

As 3 Super Luas de 2019 | Observatório Astronómico de Lisboa

O ano novo de 2019 vai começar com uma Super Lua logo no dia 21 de janeiro. Para além dessa, haverá uma segunda Super Lua no dia 19 de fevereiro e uma terceira Super Lua no dia 21 de março. Estas serão as 3 únicas Super Luas de 2019. Os instantes de Lua Cheia não coincidirão exatamente com os instantes do perigeu. A Super Lua mais favorável para observar será a do dia 19 de fevereiro, em que os instantes do perigeu e da lua cheia estão apenas desfasados de 06:51 horas, enquanto que na de dia 21 de janeiro o desfasamento é de 14:43 horas e na de dia 21 de março o desfasamento é de 29:56 horas. Isto faz com que a observação da Lua seja mais interessante no seu nascimento no dia 19 de fevereiro pelas 18:17 horas.

Gostaríamos de realçar a Super Lua de janeiro em que em simultâneo, vai ocorrer um Eclipse total da Super Lua. Na madrugada de 21 de janeiro, a lua começará a entrar na penumbra pelas 02h35. Às 03h34, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 04h41. Pelas 05h12 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 05h44. Durante este período ocorrerá também o instante de Lua Cheia, às 05h16min.  A partir das 05h44, a Lua começa a sair da sombra, saindo totalmente pelas 06h51, terminando a ultima fase do eclipse pelas 07h50. No final do dia, pelas 19h59min, ocorrerá o perigeu.

Veja-se na tabela abaixo os instantes de lua cheia, lua no perigeu, nascimento e ocaso da lua para as três Super Luas de 2019. Nota-se na tabela que as distâncias do perigeu e apogeu não são constantes e que em 2019 o perigeu mais próximo é a 19 de fevereiro. A lua nesse dia estará mais exuberante por atingir a distância mínima da Terra e a fase de Lua Cheia ocorrer poucas horas depois.

Para obter informação sobre os azimutes, altura e passagem meridiana da Lua consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2019/ Passagem Meridiana, Altura e Azimute da Lua (Lisboa).

Relembramos a definição de Super Lua: Fala-se em Super Lua sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Em termos temporais, isto significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas. Segundo esta definição é possível ocorrer uma Super Lua frequentemente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho aparentes. Consulte aqui nesta tabela a lista das Super Luas que irão ocorrer até 2050, “As Super Luas até 2050” .

Note-se ainda que quando se observa a lua próxima do horizonte, ocorre um efeito extra de ampliação, mas que é apenas uma ilusão ótica… confirme AQUI!

 

A órbita lunar

A órbita da Lua é aproximadamente uma elipse de excentricidade média 5,5%. Isso faz com que a Lua ora esteja mais perto, ora mais longe da Terra em cada mês lunar (27,3 dias). O ponto orbital mais próximo da Terra é denominado Perigeu e o ponto mais afastado chama-se Apogeu. Sendo a distância média Terra-Lua <dTL>= 384.400 km, no perigeu e apogeu (médios) a distância Lua-Terra é de 363 100 e 405 700 quilómetros, respetivamente.

orbitalunar

Fig. 1 – Figura ilustrativa da órbita lunar. A excentricidade foi exagerada para melhor ilustrar o efeito.

Pode ver-se na Fig. 1.1 a forma ‘real’ da órbita lunar, quando calculada com a força gravítica do sol e de todos os planetas do sistema solar, mas dispostos no plano da eclíptica (duas dimensões, 2D).

orbitaLunar2D_SmallWeb

Fig. 1.1 – Órbita lunar duma simulação do Sistema Solar completo, a 2D. (clique para ver a animação)

Clique na imagem para ver uma simulação da evolução temporal da órbita lunar. Nota-se que a órbita não é uma elipse fechada e que processa em torno do ponto médio, o centro de massa (CM) do sistema Terra-Lua. É distinguível o movimento da Terra em torno do CM. A excentricidade das órbitas varia entre 2,6% e 7,7%.

A órbita lunar e as fases da Lua

À medida que a Terra e o seu satélite natural progridem à volta do Sol, ocorre Lua Cheia quando há  um alinhamento do tipo Sol–Terra–Lua. Porém, a Lua Cheia só ocorre próxima do perigeu uma vez por ano, como se vê na Fig.2. Designa-se por Lua Cheia no perigeu.

orbitalunar_fases

Fig. 2 – Figura ilustrativa das órbitas da Lua e da Terra com as excentricidades exageradas. A figura mostra a fase de Lua cheia em várias posições da órbita da Lua em torno da Terra.

Habitualmente a Lua passa no perigeu com outras fases de iluminação (ver Fig.3).

orbitasluaterra

Fig. 3 – Figura ilustrativa das órbitas da Lua e da Terra com as excentricidades exageradas. A figura mostra as fases da Lua no perigeu em várias posições da órbita da Terra em torno do Sol.