Actividades e Serviços

 

O OAL emite Pareceres Técnicos sobre fenómenos e eventos astronómicos do interesse dos parceiros sociais, entre os quais se contam Tribunais, advogados, Protecção Civil, jornalistas, editores, Portos e aeroportos nacionais. Contacte-nos.

 

O OAL também disponibiliza o Aluguer de Salas e Espaços para momentos únicos de empresas, associações, entidades, que sejam públicos, comerciais ou  privados. Estes eventos são realizados no nobre Edifício Central, com história e arquitectura do séc. XIX.

Entrada do edifício Central do OAL.

Entrada do edifício Central do OAL, dragoeiros e cúpulas exteriores.

 

— Sessões Privadas para Grupos

É possível fazer Sessões Privadas de Observação Astronómica para grupos que sejam escolares, familiares, festas de aniversário, empresas, associações, escuteiros, etc.. A actividade tem condições e custos próprios.

Noite pública de observação astronómica no OAL.

Noite pública de observação astronómica no OAL.

 

Contudo, um grupo pode fazer uma Visita Guiada Privada ao edifício Central do OAL onde estão instalados os telescópios e instrumentos históricos, eventualmente associada com uma palestra de cariz científico sobre um tema da astronomia. Esta actividade tem condições e custos próprios.

Visita guiada ao Círculo Meridiano do OAL.

Visita guiada ao Círculo Meridiano do OAL.

 

— Actividades Públicas de Divulgação Científica

O OAL tem mantido uma tradição de actividades de divulgação científica educativas, pelos menos desde os anos 80, mas houve um incremento visível após a sua integração na Universidade de Lisboa e do trabalho conjunto com o IA.

Palestra Pública nas Noites no Observatório.

Palestra Pública nas Noites no Observatório.

Iniciaram-se as Palestras Públicas regulares em 1994 que incluíam observações astronómicas. Esta actividade é agora designada por Noites no Observatório. Para além das observações astronómicas no final da palestra (se a meteorologia o permitir), por vezes, também se realiza uma actividade musical.

Em algumas das Noites no Observatório  (anunciadas com antecipação) faz-se a Visita Guiada ao edifício Central do Observatório, onde estão instalados os telescópios e instrumentos históricos.

 

Comments are closed.