Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Palestras Públicas 2009 | Observatório Astronómico de Lisboa

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) promove Palestras públicas mensais que têm lugar no Edifício Central, pelas 21h30 da última sexta-feira de cada mês. Em 2009 estão já marcadas (ou já decorreram) as seguintes palestras:

    • 29 de Maio de 2009
      “Einstein e Eddington, a Expedição ao Príncipe de 1919 para verificar a Teoria da Relatividade”,
      Com o Prof. Dr. Paulo Crawford.
      CAAUL/OAL

O grande triunfo da Teoria da Relatividade Geral teve lugar após a observação do encurvamento dos raios luminosos, durante o eclipse de 29 de Maio de 1919, realizada por Arthur Stanley Eddington (1882-1944) na ilha do Príncipe e Andrew Crommelin no Sobral, Brasil, há 90 anos. Quando a 6 de Novembro de 1919 é anunciado em Londres que estas medidas confirmavam as previsões da teoria da Relatividade Geral, Einstein é aclamado como o génio que destronou Newton. Torna-se de um dia para o outro, aos olhos da opinião pública, no maior e mais famoso cientista de sempre, com a popularidade de uma estrela de cinema, cujas opiniões científicas, políticas ou morais passam a ser escutadas com respeito e admiração.

Veremos algumas imagens que recriam essa época e discutiremos a história da recepção da Teoria da Relatividade.

 

  • 24 de Abril de 2009
    “Telescópios e Personalidades: Rostos, Engenho e Talento”,
    Dr. Guilherme Almeida.
    CM/APAA

 

Esta palestra pretende celebrar os 400 anos do telescópio e distingue-se de uma tradicional “história do telescópio”, pois a ênfase estará nas pessoas, sem obviamente esquecer as suas contribuições.

Nesta palestra descrevem-se e apresentam-se à audiência quase todas as personalidades que, pelos seus esforços, empenhamento, engenho e talento, contribuíram para a invenção e desenvolvimento dos telescópios [ópticos], até aos nossos dias (consideraram-se nada menos de 75 personalidades!!!). Trata-se, portanto, de um desfile desses geniais inovadores, apresentando-os um a um à audiência, mostrando os seu contributos, teóricos e práticos, vicissitudes e sucessos.

Raras são as pessoas que actualmente conhecem as caras de muitas destas personagens e o que fizeram concretamente. Algumas estão injustamente consideradas como “ilustres anónimos”, embora muito se lhes deva. É esse, precisamente, o objectivo desta palestra, que começa na descoberta do vidro pelos Fenícios (ca. 3000 a.C.) e termina nos tempos actuais.

 

  • 27 de Março de 2009
    “Astronomia e Astrofísica: Compreender o Universo com aplicações práticas”,
    Prof. Doutor João Lin Yun.
    CAAUL/FCUL

 

Neste Ano Internacional da Astronomia que se celebra, divagaremos um pouco sobre a importância de uma ciência que “não serve para nada”! Mostrarei como esta ideia é falsa e como “o sonho continua vivo”. Passarei em revista algumas das principais descobertas da Astronomia que influenciaram profundamente a ideia que temos do universo físico em que vivemos.

Darei alguns exemplos do “modus operandi” da investigação em Astronomia e apresentarei também algumas perspectivas para o futuro desta ciência que é de todos nós.

 

  • 27 de Fevereiro de 2009
    “O Telescópio de Galileu em Portugal”,
    Doutor Henrique Leitão.
    CIUHCT – Universidade de Lisboa

 

Celebra-se neste ano de 2009 o Ano Internacional da Astronomia, que toma como tema principal as observações telescópicas levadas a cabo por Galileu Galileu há quatro séculos, em 1609. As observações de Galileu, como se sabe, lançariam a Europa num profundo debate científico e cultural.

Nesta palestra mostraremos como estes assuntos foram seguidos em Portugal e que impacto tiveram entre nós. Curiosamente, como se mostrará, Portugal participou muito estreitamente nestes acontecimentos, tendo desempenhado um papel fundamental na divulgação do telescópio e das novidades celestes. Trata-se de uma página fascinante da história científica do nosso país que convém conhecer um pouco melhor.

 

  • 30 de Janeiro de 2009
    “Galileu Galilei e o Ano Internacional da Astronomia 2009”,
    Dr. Guilherme Almeida.
    CM/APAA

 

Nunca será de mais realçar que em 2009 terão passado 400 anos em relação a 1609, ano em que Galileu Galilei (1564-1642) aperfeiçoou o telescópio e fez importantes descobertas com ele. Descobertas que abalaram o mundo, mudaram a nossa visão do Universo e do lugar do Homem no Universo. A palestra mostrará alguns desses passos fundamentais.

Resumo completo da palestra em formato PDF

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

No final de cada palestra, e caso o estado do tempo o permita, fazem-se observações dos corpos celestes com telescópio.

Para mais informações use o telefone 213616730, ou consulte esta página em http://www.oal.ul.pt/palestras.

 

Comments are closed.