Visitas Guiadas Privadas ao Edifício Central

 

Dada a riqueza patrimonial do OAL dispomos de um serviço de visitas guiadas privadas ao Edifício Central, que alberga instrumentos científicos provenientes dos melhores construtores europeus do séc. XIX, usados na actividade científica da astrometria, que nesse tempo conferiu prestígio a esta instituição.

Visita ao Grande Equatorial, Repsold, do séc. XIX, no OAL.

Visita ao telescópio Grande Equatorial, Repsold, do séc. XIX, no OAL.

 

Porquê visitar o Edifício Central do OAL?

O Edifício Central impõe-se, essencialmente, como um espaço de interesse histórico e museológico, constituindo um excelente cenário para revisitar a história da astronomia nos últimos dois séculos. Desde, por exemplo, a determinação das distâncias às estrelas por paralaxe e a medição do Tempo pelo movimento aparente celeste, até à investigação actual em Astrofísica, sem esquecer os episódios associados à nossa história que merecem ser recordados: sabia que na inauguração do sistema telefónico nacional o Rei D. Luís ligou para o então Real Observatório Astronómico de Lisboa?

 

A sala do Círculo Meridiano de Repsold. O telescópio da astrometria de precisão do OAL.

A sala do Círculo Meridiano de Repsold. O telescópio da astrometria de precisão do OAL.

Acresce o convidativo enquadramento paisagístico do Observatório na Tapada da Ajuda, bem como a sua beleza arquitectónica.

Dragoeiros centenários à entrada do edifício Central do OAL.

Dragoeiros centenários e um cacto gigante à entrada do edifício Central do OAL.

As visitas são subordinadas ao tema genérico Da Astronomia de 1861 ao início do séc. XX e têm a duração aproximada de 90 minutos. Incluem-se as diversas salas e instrumentos importantes do Edifício Central e uma sessão de diapositivos relativa à astronomia moderna.

 

  • Modalidades e temáticas

São realizadas em dias úteis no horário de expediente do Observatório (9:00-12:30, 14:00-17:30, com entrada até às 15h) em grupos, que, idealmente não devem exceder 25 elementos, sendo viável — no máximo — a presença simultânea de dois grupos de 15 visitantes.

É necessária a marcação prévia com a antecedência mínima de 14 dias.

Temáticas para a Visita Orientada ao Observatório Astronómico de Lisboa:

  • Astronomia Portuguesa e Mundial no séc. XIX
  • Evolução dos Meios Tecnológicos de Observação Astronómica
  • Evolução dos Meios Tecnológicos de Cálculo Astronómico
  • Evolução dos Meios Tecnológicos da Hora e Tempo

Podem ser sugeridas outras temáticas para as visitas como, por exemplo, temas específicos em astronomia e/ou instrumentação, ênfase em aspectos históricos e/ou arquitectónicos, bem como como outros horários e durações, sendo essencial, nesse caso, submeter ao OAL um pedido com descrição detalhada da modalidade de visita pretendida, no sentido de se avaliar a sua viabilidade. Consoante o tempo e recursos implicados, os preços aplicados a estas visitas poderão diferir dos apresentados anteriormente.

 

  • Marcações e preços

Para marcações ou informações contacte-nos por visitas@oal.ul.pt ou ligue para o 213 616 730.

Consulte a tabela de preços.

 

Comments are closed.