Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Cometa C/2020 F3 (NEOWISE) visível em Portugal | Observatório Astronómico de Lisboa

A imagem espectacular do cometa C/2020 F3 (NEOWISE) de Bill Dunford/NASA visível ao anoitecer em 9 de julho de 2020 no Deer Valley, Utah.

A grande noticia do momento para os entusiastas da observação do céu, é a aproximação de um cometa que já é atualmente visível a olho nu.

Trata-se do cometa C/2020 F3, mais conhecido como NEOWISE. Este cometa foi descoberto muito recentemente, em 27 de março de 2020, pelo telescópio espacial WISE da NASA. Este telescópio, que opera no infra-vermelho, tinha já há vários anos terminado a sua missão e sido posto a hibernar. Mais tarde foi reativado e opera agora numa nova missão de vigilância a objetos que se aproximem da Terra (Near-Earth Objects), tendo a nova missão recebido o nome de NEOWISE, o que explica o nome dado ao cometa.

O NEOWISE é um cometa de movimento orbital retrógado, que provavelmente vem da nuvem de Oort, nos confins do sistema solar. Percorre uma trajetória quase parabólica, isto é, uma trajetória elíptica de extrema excentricidade, e com período muito longo (cerca de 7000 anos), quase conseguindo escapar do sistema solar. O diâmetro do seu nucleo foi estimado em cerca de 5 Km.

Desde final de Junho que começou a ter magnitude aparente que lhe permitiria ser visivel a olho nu. No entanto a sua observação era muito difícil por se encontrar num azimute próximo do do sol. O seu periélio (ponto mais próximo do sol) ocorreu no dia 3 de julho de 2020, quando passou a 0,29 UA do sol. Vai-se agora afastando do sol, e na sua viagem para o sistema solar exterior vai passar a 0,693 UA (cerca de 100 milhões de quilómetros) da Terra no dia 23 de Julho (o ponto mais próximo a que passará da Terra).

Atualmente, no inicio de julho, o cometa tem uma magnitude de 2,5, sendo portanto possível a sua observação a olho nu. Encontra-se atualmente na constelação de Lince, deslocando-se depois para a constelação da Ursa Maior e mais tarde para as constelações da Cabeleireira de Berenice, Virgem e Boieiro. As melhores condições de visibilidade ocorrerão no hemisfério norte. Em Portugal, todos os apaixonados por astronomia têm duas excelentes ocasiões para o poder ver a cada dia: ao amanhecer e ainda ao anoitecer. Ao amanhecer o cometa será visível na direção nordeste até somente o dia 21 de julho de 2020, quando não poderá ser observado por se encontrar abaixo do horizonte. Ao anoitecer, a melhor ocasião para a sua observação ocorrerá pelas 22 horas na direção noroeste. Atualmente o cometa encontra-se visível muito perto do horizonte ao anoitecer, dificultando a sua observação, mas felizmente com o passar dos dias o cometa estará visível cada vez mais alto no céu noturno. Por outro lado, no final do mês e durante agosto, o cometa deixará o sistema solar interior e a sua magnitude será cada vez de menor importância, passando a ser visivel só com binoculos e mais tarde com telescópio até ser impossivel de observar.

Ver abaixo as tabelas com a informação sobre a visibilidade do cometa C/2020 F3 (NEOWISE) ao anoitecer (pelas 22h00) e ao amanhecer (pelas 06h00) em Lisboa. Consulte as tabelas com a informação sobre a visibilidade do cometa em Funchal e Ponta Delgada.

 

Consulte aqui mais informação sobre a visibilidade do cometa C/2020 F3 (NEOWISE).