Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Eclipse Parcial da Lua em 19 de novembro de 2021 | Observatório Astronómico de Lisboa

Eclipse parcial da lua, em 19 de novembro de 2021

Fig. 1 – Uma parte do céu noturno no lado oeste mostrando a Lua na constelação do Touro pelas 6 horas do dia 19 de novembro em Lisboa, quando se inicia o eclipse e a Lua entra na penumbra. (Clique na imagem para obter maior resolução.)

Na sexta-feira, dia 19 de novembro, ocorrerá o último eclipse lunar de 2021, sendo o único parcial deste ano.
Este eclipse parcial será visível a partir da África Ocidental, Europa Ocidental, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália, do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico.

Apesar de ser considerado parcial, ele estará próximo do total, pois a lua estará na sua fase cheia, com 97% no cone de sombra da Terra.

Grandeza da umbra do eclipse = 0.978 considerando o diâmetro da lua como unidade.

Infelizmente, em Portugal continental, o máximo do eclipse não será visível, pois a lua entra na Penumbra pelas 6 horas numa altura em que está bem baixa no horizonte (altura da lua=14º) e com o azimute de 282 º (contado de Norte para Este). Nesta ocasião a lua encontra-se na constelação do Touro na direção Noroeste. Após 5 minutos da Lua entrar na umbra ocorre o seu ocaso e deixa de ficar visível.   Na região autónoma da Madeira o fenómeno também não será favorável para observação, pois passados 23 minutos da Lua entrar na umbra ocorre o seu ocaso e deixa de ficar visível.   Somente na região autónoma dos Açores a observação será mais favorável, pois a Lua permanercerá na umbra durante 1hora e 11 minutos até o seu ocaso.

O ocaso da lua ocorre pelas 07h23 em Lisboa, na Madeira ocorre pelas 07h41 e em Ponta delgada ocorre pelas 07h29, a partir desta altura não será possível observar a lua no máximo do eclipse, nem a sua saída da umbra e da penumbra, por estes fenómenos ocorrerem mais tarde. (ver tabela abaixo, com os detalhes do eclipse para as várias cidades)

Eclipse parcial da Lua é um fenómeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra. Isto acontece sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. O eclipse parcial da Lua só pode ocorrer quando coincide com a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital.