Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Eclipse Penumbral da Lua, em 10 de janeiro de 2020 | Observatório Astronómico de Lisboa

Este eclipse penumbral será visível a partir da Austrália, Ásia, Europa, África, extremo leste da América do Sul, norte da América do Norte, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Pacífico.

Grandeza da penumbra do eclipse = 0.921 considerando o diâmetro da lua como unidade.

Em Portugal, no dia 10 de janeiro de 2020 vai ocorrer um Eclipse Penumbral da Lua.  Ao anoitecer de sexta-feira dia 10, a lua começará a entrar na penumbra pelas 17h06. O inicio deste evento não será visível, pois a lua ainda estará abaixo do horizonte. Passados 15 minutos será possível observar o seu nascimento com o eclipse penumbral a decorrer. Às 19h10, ocorre o meio do eclipse e poucos minutos depois dá-se o instante de Lua Cheia pelas 19h21. A lua permanecerá na penumbra até às 21h14.

A lua em Lisboa nasce às 17h21 de dia 10 e põe-se às 08h32 de dia 11, o que quer dizer que, se as condições climáticas assim o permitirem, será possível observar o nascimento da lua já com o eclipse penumbral da lua a decorrer.

Trata-se de um fenómeno astronómico em que a variação do brilho da lua dificilmente é notada, e nem sempre é fácil de perceber.

(ver tabela abaixo, com os detalhes para as várias cidades)

O eclipse penumbral da Lua é um fenómeno astronómico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra, e resulta numa variação do brilho da lua. Isto sucede quando a lua, em fase de Lua Cheia, passa nos seus nodos ou na sua proximidade.

Para obter mais informação sobre os “Eclipses” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2020/ Eclipses.