Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

ECLIPSE SOLAR TOTAL DE 21 AGOSTO 2017 | Observatório Astronómico de Lisboa

Evolução do eclipse parcial em Lisboa, desde o seu início até ao ocaso, no referencial centrado no sol (disco amarelo). A evolução do eclipse é determinada pela passagem da lua (disco preto). A passagem do tempo (hora local) é indicada na figura, bem como a variação de azimute (contado S->O) e altura do sol.

 

A sombra da Lua sobre a Terra, ou seja a região onde o eclipse é total, vai percorrer uma trajetória do Oceano Pacífico ao Atlântico, atravessando os Estados Unidos no sentido noroeste a sudeste, da costa do Oregon à costa da Carolina do Sul.

O eclipse será apenas visível como eclipse parcial em todo o território português, que ficará na penumbra da Lua. Na maioria do território nacional, o eclipse parcial será pouco percetível  pois começa quando o sol já se encontra próximo do ocaso, altura em que as imagens dos astros apresentam más condições de observação. Nalgumas localidades, o ocaso dá-se antes do eclipse atingir o máximo de magnitude, enquanto que noutras ainda será possível ver o instante do máximo, mas apenas nos Açores é que o eclipse parcial vai ser visível desde o seu início até ao fim, apesar de também aí o sol estar já baixo no horizonte.

As nossas tabelas sobre as circunstâncias locais do Eclipse Solar 21/Ago/2017 apresentam a hora exata dos instantes do eclipse para várias cidades portuguesas, bem como as percentagens de área solar coberta, que variam entre 16% e 22% no continente e que serão de 28% nos Açores e de 33% na Madeira. O documento Eclipses em 2017 contém alguma informação complementar sobre o eclipse de 21 de Agosto.

Apresentamos também diagramas com o aspeto de algumas fases do eclipse para diversas localidades. Em particular na animação no alto da página, pode-se ver a evolução do eclipse em Lisboa desde o seu início até ao ocaso. A imagem abaixo representa também a evolução do eclipse em Lisboa, à medida que o sol vai descendo no horizonte. É notória a aproximação entre os 2 astros na sua descida para o horizonte, bem como os instantes de início de eclipse e ocaso do sol.

 

Evolução do eclipse parcial em Lisboa desde as 19:30 , passando pelo 1º contato (às 19:46) até ao ocaso (20:23)

ATENÇÃO: a observação do Sol pode ser perigosa!

Seja cuidadoso, certifique-se que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar o sol e informe, ajude, quem não sabe.

A população escolar deve ter especial cuidado com a observação do sol durante o eclipse.

Consulte a nossa página com informação completa sobre este tema e técnicas seguras de observação, em colaboração com a DGS e a SPO:    OBSERVAR O SOL EM SEGURANÇA