Atividades de Astronomia nas Escolas

Estes Ateliers Pedagógicos e Educativos incluem-se facilmente nos programas escolares dos vários graus de ensino e, por isso, estão planeados para complementar as aulas. Assim, estão apresentados em função dos escalões a que se destinam.

— “As Constelações” — Ensino Pré-Escolar e 1º ciclo

Vamos descobrir histórias, mitos de outros tempos e conhecer as constelações celestes, ao mesmo tempo que se as imaginam e as desenham, unindo estrelas num mapa do céu. Construir um pequeno observatório de constelações e através dele observá-las é outra das actividades. Para além das constelações falamos também dos planetas e das estrelas, de modo a conhecer as suas diferenças.

observatorio_const

Créditos: Natalie Fisher

 

atividadCV

Créditos: Suzana Ferreira

— “O Sistema Solar” — 1º, 2º e 3º ciclo

Faz-se uma viagem ao sistema solar, para explorar e identificar os diferentes corpos que o constituem.
Constrói-se um “Modelo à Escala do Sistema Solar”. Dançar a dança dos astros e jogar alguns jogos elucidativos, são actividades feita na aula e, por fim, faz-se uma dramatização sobre o tema “O que é o Sistema Solar?

 

 

lua

Créditos: NASA

— “A Lua” — 1º e 2º ciclo

Na segunda metade do séc. XX a corrida espacial foi uma disputa ocorrida entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos da América pela supremacia na exploração e tecnologia espacial, que culminou na chegada do Homem à lua.
Prepara-te para a descolagem … 3… 2 …1!  Vamos descobrir a lua através de imagens. Conhecer o seu movimento, as suas fases, os eclipses, as marés e também as missões que levaram o homem à lua, que instrumentos lá deixaram, onde pousaram e como regressaram à Terra. Iremos usar mapas da lua. Conhecer as figuras que outras culturas imaginavam ao olhar para a lua e, porque não, desenhá-las?

 

— “A Astronomia da Hora” — 2º, 3º ciclos e Secundário

Neste atelier vamos construir e aprender a utilizar dois instrumentos históricos para medir a hora: o relógio solar equatorial e o nocturlábio. Pode escolher só uma das atividades, ou as duas se a aula o permitir.

 

Print

Créditos: Rui Agostinho e Suzana Ferreira

Atividade do Relógio solar

O relógio de sol surgiu do conhecimento do movimento aparente do Sol e do uso das sombras. Vamos descobrir: O que é um relógio de Sol? O seu funcionamento e como ler a hora solar num relógio destes e convertê-la para Hora Legal. O que são os fusos horários e a longitude.

Aprendem-se os movimentos da Terra, de rotação sobre o eixo, de translação ao sol e o que é a duração do dia solar.

 

 

Créditos: Rui Agostinho e Suzana Ferreira

 

Atividade do Nocturlábio

O nocturlábio foi um instrumento usado nos primórdios da navegação marítima que servia para ler a hora nocturna. Os nossos capitães e marinheiros também o usavam nas caravelas.

Vamos aprender a ler a hora noturna através do movimento aparente das estrelas, em torno da estrela Polar. Assim, para além da Polar observa-se a posição de uma das guardas da Ursa Menor, a estrela Kochab, para a leitura da hora ao longo da noite, em cada dia do ano. Porque vai variando a posição da Kochab, sempre à mesma hora?

 

 

Aula2SuzanaEscola_web

Informações:

— Os pedidos para a realização destes Ateliers Educativos devem ser efetuados, com a antecedência mínima de 2 semanas.
— As marcações devem ser feitas de 2ª feira a 6ª feira das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h para os telefones 213616734, ou através do email info@oal.ul.pt.
— Consulte a respetiva tabela de preços.

 

 

Comments are closed.