Estas Oficinas Pedagógicos e Educativas incluem-se facilmente nos programas escolares dos vários graus de ensino e, por isso, estão planeadas para complementar as aulas. Assim, estão apresentadas em função dos escalões a que se destinam.

AS CONSTELAÇÕES

Apresentação em PowerPoint sobre a esfera celeste tal como a vemos da Terra, o movimento aparente do Sol, dos planetas e das constelações. Vamos conhecer as constelações, as diferenças entre as estrelas que as constituem (modelo 3D de uma constelação) e relembrar as histórias que nos dão a conhecer os mitos de outros tempos.

Créditos: Natalie Fisher

Na oficina pedagógica, vamos construir um pequeno observador de constelações.

Destinatários: 1º e 2º ciclo – Duração: 90 min. 

 

O SISTEMA SOLAR (I)

Apresentação em PowerPoint sobre o Sistema Solar, descrevendo todas as suas regiões e os seus vários constituintes (planetas, asteroides, cometas, meteoritos, objetos transnetunianos, etc). Cada planeta é apresentado, com as suas características principais. Fala-se também na exploração espacial, apresentando vários tipos de sondas do sistema solar. É ainda apresentado um pequeno vídeo sobre planetas e estrelas.

Créditos: Suzana Ferreira

Na oficina pedagógica, vamos construir um Modelo à Escala do Sistema Solar.

Destinatários: 1º, 2º e 3º ciclo – Duração: 90 min.

 

 

 

 

O SISTEMA SOLAR (II)

Apresentação em PowerPoint sobre o Sistema Solar, descrevendo todas as suas regiões e os seus vários constituintes (planetas, asteroides, cometas, meteoritos, objetos transnetunianos, etc). Cada planeta é apresentado, com as suas características principais. É ainda apresentado um pequeno vídeo sobre planetas e estrelas.

Na oficina pedagógica vamos dançar a dança dos astros com máscaras dos planetas. Vamos também jogar um quiz e falar sobre o nosso peso noutros planetas. Por fim, faz-se uma dramatização sobre o tema “O que é o Sistema Solar? “

Destinatários: Pré-Escolar e 1º ciclo – Duração: 90 min.

 

Créditos: NASA

A LUA

Apresentação em PowerPoint sobre a Lua. Vamos descobrir a Lua através de imagens. Conhecer o seu movimento, as suas fases, o mecanismo dos eclipses, a formação de marés na Terra. Vamos também falar na corrida espacial que na segunda metade do séc. XX foi uma disputa ocorrida entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos da América pela supremacia na exploração e tecnologia espacial, que culminou na chegada do Homem à Lua. Sobre as missões que levaram o homem à Lua, veremos que instrumentos lá deixaram, onde pousaram e como regressaram à Terra. Vamos ainda conhecer as figuras que outras culturas imaginavam ao olhar para a Lua e por fim, ver excertos de documentários sobre as viagens espaciais da ida à Lua.

Créditos: Suzana Ferreira

Na oficina pedagógica, vamos fazer várias atividades consoante as idades: uma caixa modelo das fases da Lua, foguetões e satélites artificiais em origami e vamos ainda desenhar as figuras que outras culturas imaginavam ao olhar para a Lua.

Destinatários: 1º e 2º ciclo – Duração: 90 min.

 

 

ASTRONOMIA DA HORA

Apresentação em PowerPoint sobre a medição da hora usando o Sol e as estrelas através de dois instrumentos históricos. O relógio de Sol surgiu do conhecimento do movimento aparente do Sol e do uso das sombras. Vamos descobrir o que é um relógio de Sol, o seu funcionamento e como ler a hora solar num relógio destes e convertê-la para Hora Legal. Falaremos também de fusos horários e a longitude. O nocturlábio foi um instrumento usado nos primórdios da navegação marítima que servia para ler a hora durante a noite. Os nossos capitães e marinheiros também o usavam nas caravelas. Vamos aprender a ler a hora noturna através do movimento aparente das estrelas, em torno da estrela Polar. Vamos falar ainda dos movimentos da Terra, de rotação sobre o eixo e de translação ao Sol, e do seu efeito nas diferenças da duração do dia e da noite ao longo do ano e nas estações do ano.

Créditos: Rui Agostinho e Suzana Ferreira

Créditos: Rui Agostinho e Suzana Ferreira

Na oficina pedagógica vamos construir e aprender a utilizar os dois instrumentos: o relógio solar equatorial e o nocturlábio.

Destinatários: 2º e 3º ciclo

– Duração: 90 min.

 

 

 

A DESCOBERTA DO UNIVERSO (NOVO!)

Apresentação em PowerPoint sobre cosmologia, a formação e a evolução do Universo. Vamos falar nas dimensões espaciais e temporais do Universo e vamos conhecer os seus constituintes: galáxias, enxames de galáxias, estruturas de matéria escura, energia escura. Vamos aprender um pouco sobre como é que se medem as propriedades do Universo.

Na oficina pedagógica vamos construir um espectroscópio. Vamos também observar a refração e aprender a fazer luz branca.

Destinatários: 2º e 3º ciclo – Duração: 90 min.

 

 

PEDDY PAPER

Bem-vindos ao OAL. Acompanhem-nos nesta aventura no Observatório Astronómico de Lisboa e conheçam o desafio que vos lançamos.

Destinatários: 1º, 2º, 3º ciclo e Secundário

– Duração: 60 min.

 

 

 

Informações:

— Os pedidos para a realização destas Oficinas Educativas devem ser efetuadas, com a antecedência mínima de 2 semanas.
— As marcações devem ser feitas de 2ª feira a 6ª feira das 10:00h às 12:30h e das 14:30h às 17:30h para os telefones 213616734/213921820 (ext. 35904), ou através do email: info@astro.oal.ul.pt.
Preçário: (Grupos escolares e organizações)
Oficinas Pedagógicas: 5,00€/pax
Peddy Paper: 3,00€/pax
Nota:
As oficinas pedagógicas são só a grupos com mais de 15 e até 35 participantes.
As oficinas pedagógicas são realizadas em dias úteis, de 2ª a 6ª Feira.
O Peddy Paper é realizado no exterior junto ao edifício central do OAL.

Cancelamento:

Qualquer cancelamento com menos de 48 horas obriga ao pagamento correspondente a 15 participantes por atividade marcada.

 

 

 

Comments are closed.