Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

O que é isto? | Observatório Astronómico de Lisboa

O OAL não assume qualquer responsabilidade pelo valor e fiabilidade da “Hora Legal OAL” visualizada através de páginas na internet. Uma vez que, após a comunicação com os servidores do OAL, a responsabilidade pela afixação e correcção da hora é da exclusiva competência do dispositivo que acede à internet.

Visualização da Hora Legal Portuguesa

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) é a instituição que tem a incumbência legal de manter e distribuir a Hora Legal em Portugal. No âmbito destas competências o OAL disponibiliza o serviço de sincronização com a Hora Legal através do protocolo informático NTP (Network Time Protocol) e, por outro lado, a simples visualização da mesma através das suas páginas na internet.

No canto superior das páginas existe um relógio que procura mostrar a Hora Legal com a máxima fidelidade possível. Contudo, os atrasos variáveis nas comunicações (inerentes à rede Internet) levam-nos a só permitir que seja mostrada a Hora Legal, quando é possível determinar com fiabilidade o desfasamento entre a Hora Legal e a hora do seu equipamento, ou seja, se houver um erro médio inferior a 0,5 segundo.

 


A diferença entre as situações de sucesso ou não no cálculo do desfasamento é bastante evidente, como pode notar nas imagens que estão por cima. Na imagem da esquerda encontra-se o aspecto do relógio do OAL quando é possível mostrar a Hora Legal. A imagem da direita aparece quando há falhas de comunicação, ou esta se encontra muito degradada (atrasos altamente variáveis), não sendo possível determinar com fiabilidade o desfasamento entre a Hora Legal e a hora local. Assim, a hora que se apresenta é a hora interna do seu dispositivo (computador, telefone, organizador pessoal, etc.). Note que sempre que a hora surge em cor vermelha é sinal que o cálculo do desfasamento não foi possível.

Cálculo do desfasamento à Hora Legal

A determinação do desfasamento do relógio do seu dispositivo é iniciado quando acede pela primeira vez à página do OAL, mas também é feito periodicamente enquanto a página permanecer aberta. Alternativamente, para forçar um novo cálculo do desfasamento só tem de clicar com o botão esquerdo do rato sobre o valor da hora. Como referido no parágrafo anterior, se a hora surgir a vermelho (imagem da direita em baixo), indica que a hora mostrada é a hora local do equipamento, situação que encontrará quando abre a página do OAL pela primeira vez, ou quando previamente falhou a determinação do desfasamento. O par de imagens seguintes reproduz os aspectos mencionados.

 


Visualizar o desfasamento do meu relógio

Quando o cálculo é bem sucedido, além de ser possível mostrar a “Hora Legal OAL”, é também possível mostrar quão desfasado se encontra o relógio do seu dispositivo. Para obter tal informação, basta passar o ponteiro do rato sobre a hora (sem clicar). Esta acção faz surgir uma caixinha com a informação sobre o valor do atraso ou adiantamento do relógio local. Essa informação encontra-se permanentemente visível na versão do nosso relógio que surge quando se clica no texto “Ver desfasamento”. Neste último caso também é indicado o erro associado à determinação do desfasamento. Nas imagens seguintes estão representadas as situações que acabámos de descrever.

 


Princípios e procedimentos usados

Em termos tecnológicos implementou-se, em Javascript, a ideia subjacente ao protocolo NTP. Isto significa que são feitos vários pedidos do valor da Hora Legal ao servidor NTP do OAL (ligado aos relógios atómicos) e é determinada a diferença entre a Hora Legal e a hora local no seu computador, subtraindo os atrasos devido às comunicações via Internet. Uma vez estabelecida esta diferença de uma maneira estatisticamente robusta, ela é utilizada para calcular e mostrar a verdadeira Hora Legal a partir da hora local. No caso de não ser possível estabelecer a comunicação, haver falhas sistemáticas nas mesmas ou os desfasamentos obtidos pelos vários pedidos serem muito variáveis, não haverá robustez no cálculo do desfasamento e então é apenas apresentada a hora local do dispositivo. Note-se que periodicamente são feitas tentativas de comunicação com o OAL.

Notas importantes::

  • O OAL não assume qualquer responsabilidade pelo valor e fiabilidade da “Hora Legal OAL” visualizada através de páginas na internet. Uma vez que, após a comunicação com os servidores do OAL, a responsabilidade pela afixação e correcção da hora é da exclusiva competência do dispositivo que acede à internet.
  • Estas páginas apenas permitem a visualização da Hora Legal mantida pelo OAL, não alteram nem sincronizam o relógio do aparelho usado para as consultar. Se quer mesmo acertar o relógio do seu aparelho deverá utilizar outro método. Veja como na página Como Acertar?.
  • A execução do cálculo do desfasamento e a afixação da hora é feita pelo aparelho usado, pelo que, dependendo das suas características e ocupação do CPU, pode não conseguir actualizar correctamente o mostrador a cada segundo e provocar um desfasamento momentâneo no batimento da hora.
  • O mostrador da Hora Legal utiliza a hora local do aparelho, como foi já descrito. Assim, se alterar a sua hora local também altera imediatamente a hora afixada, dessincronizando-a da Hora Legal. Isto pode acontecer se por algum motivo alterar “à mão” a hora ou tiver algum programa que “mexa” no relógio. Também pode acontecer durante o normal funcionamento do aparelho sempre que o sistema se encontre sobrecarregado. Por exemplo, na fase de arranque ou se estiver a correr muitos programas em simultaneo. A Hora Legal só voltará a ser mostrada correctamente após a próxima sessão (periódica) de contactos com o servidor NTP do OAL. Também pode forçar um novo acerto clicando com o botão esquerdo do rato nos dígitos da Hora Legal.
 

Comments are closed.