A História Recente

Vista Nordeste do OAL.
O progresso científico e tecnológico teve impacto no OAL do séc. XX, que por diversas razões políticas não foi modernizado, mesmo com a nova República.
À semelhança do que aconteceu noutros observatórios seculares, o OAL ficou envolvido por zonas urbanizadas, devido ao crescimento de Lisboa. Com isso veio a turbulência atmosférica da grande cidade que impôs um grande revés: desfoca a posição das estrelas e os detalhes dos estudos astronómicos. O progressivo aumento da iluminação citadina, em particular da ponte sobre o Tejo e dos palácios circundantes, com a poluição crescente da atmosfera, ajudaram a tornar impraticáveis as observações astronómicas de precisão que eram requeridas. Por isso, já em meados do séc. XX nem o equipamento histórico satisfazia as exigências de precisão e tipo de observações que a ciência moderna impunha, nem o céu de Lisboa permitia uma actividade de boa qualidade científica.
Contudo e no âmbito das suas atribuições, o Observatório da Tapada sempre prestou apoio técnico e científico, quando lhe solicitado, às missões geodésicas do Ultramar e dirigiu, até à década de 1960, os estágios de astronomia dos alunos do curso de engenheiro hidrógrafo, dos oficiais da armada.
O Presente
Logo no início do século XXI o Observatório instalou um Centro Horário de alta segurança, constituído por alguns relógios atómicos bem como todo o equipamento acessório ao serviço da Hora Legal e associado ao protocolo NTP. É assim mantida a Hora Legal com uma precisão superior ao microssegundo e distribuída ao país com o maior rigor possível que a rede Internet permite.
Passando a depender da Universidade de Lisboa com a extinção do INIC em 1992, foi integrado na Faculdade de Ciências por deliberação do Senado Universitário em 20.10.94, publicada em aviso no D. R. II série, n.2 de 3.1.95. O processo de integração resultante daquela deliberação está em curso.
As instalações do Observatório passaram também a sediar um centro de investigação moderna, o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Esta simbiose tem-se demonstrado fundamental pois a investigação moderna suporta as actividades e serviço público do OAL, mas permite que a moderna investigação e conhecimento científico chegue à população portuguesa com elevada qualidade e nas mais diversas formas.
No verão de 2012 da Universidade de Lisboa votou a integração do OAL na Unidade Museus da Universidade de Lisboa. Com este enquadramento começam a desenvolver-se mais as actividades de preservação e estudo do património.
A História Passada
- A Fundação do OAL
- Enquadra o processo de criação do OAL, que envolveu activamente a Casa Real, no desenvolvimento da astronomia portuguesa e mundial do séc. XIX, mostrando as ligações ao Observatório Astronómico de Pulkovo, na Rússia.
- Telescópios e Actividade Científica
- Descreve os principais telescópios que equipam o OAL e importância do trabalho feito com cada um.
- O 1º Director: Frederico Augusto Oom
- A vida e obra do primeiro Director.
- O 2º Director: Campos Rodrigues
- A vida e obra do astrónomo que mais notabilizou o trabalho desenvolvido no OAL.
- Os Directores do OAL
- Uma lista cronológica, figuras e alguns trabalhos desenvolvidos.
- Comemorações dos 150 anos
- Em 2011 comemoraram-se os 150 anos do OAL. Encontra aqui alguns dos eventos de maior relevo que foram realizados. Alguns dos documentos produzidos para esta efeméride estão agora disponíveis nas páginas do OAL e por isso não são destacados nesta ligação. São exemplos disso o Calendário Histórico e os videogramas com fotografias históricas.
Destaques
-
Conjunção de Mercúrio e Júpiter
No dia 5 de março de 2021 ocorrerá a conjunção planetária entre os dois planetas Mercúrio e Júpiter. Não perca! Mais... →
-
O céu noturno de março em 2021
Poderá ver: quase todos os planetas visíveis a olho nu, e a conjunção entre os dois planetas Mercúrio e Júpiter. Não perca! Mais... →
-
Parlamento Europeu define a sua posição sobre a abolição do regime da hora de Verão
No dia 26 de março de 2019, o PE apoiou, com várias emendas, a proposta da Comissão Europeia sobre a abolição do regime da hora de Verão. Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Relatório do OAL sobre a Hora Legal do país e o impacto da manutenção ou supressão da Hora de Verão
Entre 4 de julho e 16 de agosto de 2018 decorreu uma consulta pública organizada pela Comissão Europeia sobre as… Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- Luís CoelhoBoa noite e bom ano 2021! Eu sou assíduo dos dados astronómicos publicados anualmente pelo OAL que considero muito úteis e facilitadores para um …
- Luís Coelho