ALTERAÇÃO DE LOCAL: A sessão deste mês das NOAL será realizada no Planetário Calouste Gulbenkian, por motivo de obras de manutenção no Observatório Astronómico de Lisboa.

A atividade mensal das NOAL será realizada no sábado 30–abril–2016 no Planetário Calouste Gulbenkian. A sessão deste mês terá início com a palestra às 21:30. Após a palestra haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário. As observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “As Galáxias e o Infinito”, por Fernando Buitrago, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.

“As Galáxias e o Infinito”

Nas civilizações da antiguidade, quando as pessoas olhavam para o céu, procuravam sempre o infinito. O conceito de distância cósmica tem mudado muito com o tempo, não somente com a história das descobertas científicas, mas também com o conceito do próprio tempo. Nesta palestra irei dar a conhecer as escalas dos maiores astros e como os cientistas ainda têm dificuldade em compreender alguns mistérios em estudo. Em resumo, perceberemos a razão pela qual o infinito nos cativa e o quão sozinhos estamos neste Universo que parece não ter fim (ou talvez tenha?).

Nota Biográfica:

Fernando Buitrago é licenciado em Física e Engenharia Informática pela Universidade de Salamanca. Após tirar o seu mestrado nos telescópios das Ilhas Canárias, obteve o seu doutoramento na Universidade de Nottingham estudando as maiores galáxias do Universo. Trabalhou durante vários anos no Observatório Real de Edimburgo e atualmente é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Gosta imenso de desfrutar das praias da Costa da Caparica.