Noites no Observatório – Noite Europeia dos Investigadores (Set 2015)
No dia 26 de Setembro de 2015, a sessão mensal das Noites no Observatório celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2015, com um programa diferente do habitual.
Nesta noite, o público será convidado a visitar o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) no Observatório Astronómico de Lisboa e participar numa série de atividades com início às 20:30h e término à 1h.
Atenção:
- Excepcionalmente neste dia a actividade não necessita de inscrição.
- É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.
Programa:
20:30 – 21:30 – Speed-dating com Astrónomos
21:30 – 23:00 – “Sempre quis ser cientista?! Chegou a hora!”, por Hugo Messias, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)
23:00 – 24:00 – Speed-dating com Astrónomos
Em contínuo ao longo da noite, até à 1h00, decorrerão observações do céu com telescópios (condicionadas pelas condições meteorológicas).
Speed-dating com Astrónomos
Sem audiência nem medo de fazer perguntas, num encontro individual e informal com astrónomos do IA, poderá perguntar tudo o que sempre quis saber sobre a realidade de um investigador mas nunca teve coragem para perguntar. Como é o seu dia-a-dia? Quais as suas motivações, obstáculos, desafios? Tem apenas 3 minutos até a buzina tocar – aproveite-os bem!
Palestra Pública
“Sempre quis ser cientista?! Chegou a hora!”
Chegou a hora! Cientistas de diversas áreas precisam da sua ajuda em várias tarefas que vão desde a classificação de galáxias à contagem de pinguins. Hoje em dia a ciência cidadã é uma realidade, permitindo a qualquer pessoa contribuir para a investigação científica e aprender mais sobre ciência no processo.
Nesta palestra irei apresentar, de forma interativa, vários projetos de ciência cidadã em astronomia e os seus respetivos métodos. Venha classificar e procurar novas galáxias usando algumas das imagens mais profundas do Universo ou encontrar planetas em torno de outras estrelas.
NOTA: Poderá trazer o seu computador portátil ou tablet. Haverá wi-fi disponível para quem quiser participar de uma forma mais ativa nesta sessão.
Nota Biográfica:
Hugo Messias é Licenciado em Física (ramo Astronomia e Astrofísica) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e doutorado em Astronomia e Astrofísica pela Universidade de Lisboa sob orientação de José Afonso e Bahram Mobasher. Atualmente é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e cientista principal do Centro Português de Competências ALMA (Atacama Large Millimeter Array – o maior radiotelescópio do mundo que já nos revelou grandes descobertas). O Hugo gosta de fazer chegar a ciência a todos! Tendo ainda como paixão o Judo, fez parte da equipa que ganhou o Campeonato Nacional de Equipas 2015.
Destaques
-
Conjunção de Mercúrio e Júpiter
No dia 5 de março de 2021 ocorrerá a conjunção planetária entre os dois planetas Mercúrio e Júpiter. Não perca! Mais... →
-
O céu noturno de março em 2021
Poderá ver: quase todos os planetas visíveis a olho nu, e a conjunção entre os dois planetas Mercúrio e Júpiter. Não perca! Mais... →
-
Parlamento Europeu define a sua posição sobre a abolição do regime da hora de Verão
No dia 26 de março de 2019, o PE apoiou, com várias emendas, a proposta da Comissão Europeia sobre a abolição do regime da hora de Verão. Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Relatório do OAL sobre a Hora Legal do país e o impacto da manutenção ou supressão da Hora de Verão
Entre 4 de julho e 16 de agosto de 2018 decorreu uma consulta pública organizada pela Comissão Europeia sobre as… Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- Luís CoelhoBoa noite e bom ano 2021! Eu sou assíduo dos dados astronómicos publicados anualmente pelo OAL que considero muito úteis e facilitadores para um …
- Luís Coelho