Super Lua acompanhada de Eclipse Total da Lua em setembro

Dia 28 de setembro será um bom dia para os aficionados da lua. Nesse dia, teremos não só a principal Super Lua deste ano, já referida pelo OAL no texto “As 3 Super Luas de 2015”, como ocorrerá em simultâneo um eclipse total da lua.

O eclipse total da lua será visível na Europa Ocidental, incluindo todo o território de Portugal continental e insular, bem como na África Ocidental, América do Sul e Central e leste da América do Norte. A progressão do eclipse em Portugal (hora de Portugal continental) é a seguinte:

A lua entra na penumbra às …………………………. 01:10
A lua entra na sombra às …………………………….. 02:07
Meio do eclipse às ………………………………………. 03:47
A lua sai da sombra às ………………………………… 05:27
A lua sai da penumbra às ……………………………. 06:24

Grandeza sombral do eclipse = 1,276 considerando o diâmetro da lua como unidade.

eclipse_exp_novoFig.1 – Os pontos de contacto referidos na lista acima do eclipse total da lua

 

Na altura do eclipse a lua atingirá o perigeu (a 356.877 quilómetros da Terra) às 01h45 (hora de Lisboa) e entrará de seguida em fase de Lua Cheia às 03h50. Os 2 acontecimentos estão desfasados de apenas 2h15min, o que vai produzir a maior das Super Luas do ano. A altura em que o efeito de Super Lua é mais evidente é quando a lua nasce às 19h10 do dia 27, antes do instante de Lua Cheia.  Nessa altura, a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência de Super Lua, mas também porque estando próxima do horizonte ocorre um efeito extra de ampliação (devido a interpretação cerebral).

Consulte ainda “As Super Luas de 2015 a 2050”  e a tabela das Super Luas que irão ocorrer entre 2015 e 2050.

 

Todos os planetas visíveis a olho nu podem ser observados no céu noturno de setembro

Mercúrio será visível ao final do dia em Virgem até meados de setembro na direção Oeste. Pode consultar aqui toda a informação sobre a “Observação de Mercúrio”.

Vénus será visível ao raiar da aurora na constelação de Caranguejo, na direção Este.

Marte será visível ao raiar da aurora na constelação de Leão, na direção Este.

Júpiter aparecerá ao amanhecer a partir do dia 4 na constelação de Leão, na direção Este.

Saturno, encontra-se na constelação de Balança, na direção Sudoeste e pode ser observado ao anoitecer.

A tabela abaixo mostra as horas de visibilidade destes planetas.

ceu_15set2015_web

Fig. 2 – Céu visível às 21:30 horas do dia 15 de setembro em Lisboa.

O triangulo do Verão (Vega, Altair, Deneb) ainda está bem visível, mas a estrela Arcturo (Arcturus em latim) já está baixa no horizonte Oeste, enquanto Aldebarã (Aldebaran em latim) aparecerá pelas 23:40 no horizonte Leste, anunciando a chegada do Outono.

 

Tabela com o nascimento, passagem meridiana e ocaso dos planetas.

planetasinter_set_15

Urano e Neptuno também visíveis no céu noturno de setembro

Urano, estará visível na constelação de Peixes e Neptuno estará visível na constelação de Aquário, onde permanecerá durante todo o resto do ano.

Os planetas Urano e Neptuno terão de ser observados com telescópio, já que nunca são visíveis à vista desarmada.

Tabela com o nascimento, passagem meridiana e ocaso dos planetas Urano e Neptuno

planetasext_set_15

Para obter mais informação sobre a “Visibilidade dos Planetas” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2015/ Visibilidade dos Planetas em 2015 e consulte também a tabela Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos planetas (Lisboa).

 

Fases da Lua em setembro

fases_lua_set_15

Como é bem conhecido, as fases da lua são determinadas pelas posições relativas do sistema sol-lua-terra. À medida que a Lua se move à volta da Terra, ambos os astros progridem à volta do sol, ocorrendo todos os meses Lua Cheia quando há um alinhamento do tipo Sol–Terra–Lua. A Lua Nova ocorre quando há um alinhamento do tipo Sol–Lua–Terra e nas posições intermédias ocorrem o Quarto Crescente e Quarto Minguante. O período que a Lua demora para passar pela mesma fase é de 29,5 dias, conhecido como mês sinódico (ou uma lunação).

Fases_da_luaFig. 3 -A órbita lunar com excentricidade aproximada, para mostrar o conceito.

Para obter mais informação sobre as “Fases da Lua” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2015/ Fases da Lua e consulte também a tabela Nascimento, e Ocaso da Lua (Lisboa)

A órbita lunar em setembro

A órbita da Lua é aproximadamente uma elipse de excentricidade média 5,5%. A lua demora 27,3 dias a completar a translação (um mês lunar). A órbita elíptica faz com que a Lua ora esteja mais perto, ora mais longe da Terra. O ponto orbital mais próximo da Terra é denominado Perigeu e o ponto mais afastado chama-se Apogeu. A distância média Terra-Lua é <dTL>= 384.400 km. A tabela abaixo indica os instantes do apogeu e perigeu lunar com a distância da Terra à Lua em unidades de RT (Raio Terrestre).

ApogeuFig. 4 -A órbita lunar com excentricidade muito exagerada, para mostrar o conceito.

Tabela com a informação sobre o Apogeu e Perigeu lunar

apo_per_lua_set_15

Para obter mais informação sobre o apogeu e perigeu lunar consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2015/ Apogeu e Perigeu lunar.