Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Perseidas de 2015 | Observatório Astronómico de Lisboa

perseidasfotoFotografia de Pierre Martin: Perseidas de 12 de Agosto de 2006

“A famosa chuva de meteoros das Perseidas”  no dia 13 de Agosto de 2015.

Este fenómeno é visível anualmente a partir de meados de Julho (o período de visibilidade ocorre entre os dias 17 julho e 24 de Agosto) ocorrendo o seu pico em 13 de Agosto entre as 7h30min  e as 10h00min (Hora Legal) com uma taxa horária teórica em condições perfeitas em torno de 100 meteoros por hora.

Infelizmente não será possível observar o seu máximo em Portugal por ocorrer durante o dia, mas a observação será ainda bastante favorável durante a noite de 12 para 13 de Agosto de 2015, a partir das 23 horas quando a constelação de Perseu aparece acima do horizonte a Nordeste e durante a madrugada nas horas mais escuras de quinta-feira, 13 de Agosto. A Lua também ajuda, pois estará na fase de Lua Nova a 14 de agosto às 15h53min.
A fonte da chuva de meteoros das Perseidas é o cometa Swift-Tuttle. Este cometa percorre uma órbita elíptica com um período de 133 anos, deixando detritos ao longo da sua órbita. Todos os anos por esta altura, a Terra cruza a órbita do cometa, atravessando zonas onde permanecem esses detritos. A última passagem do cometa junto à órbita da Terra ocorreu em 1992, encontrando-se hoje já bastante longe, para além da órbita de Neptuno.

 

perseides-scema1

Aconselhamos a ir para o campo, fora das luzes das cidades, com um horizonte desimpedido.
Se o céu se apresentar límpido teremos uma maravilhosa visão do céu… Ver-se-á Saturno (mesmo na constelação de Balança) e as maravilhosas constelações de Verão já aparecerão em todo seu esplendor: Lira, Cisne, Águia, Escorpião, etc..
Note-se que uma mesma chuva de meteoros não tem a mesma intensidade todos os anos, nem é vista da mesma forma de todos os cantos da Terra. Esperamos que este ano haja um bom espetáculo!
É notável que as chuvas de meteoros ocorram aproximadamente na mesma data a cada ano. Tanto é que recebem nomes relacionados às constelações de onde os meteoros parecem surgir (um mero efeito de perspetiva). Perseidas é uma chuva cujos meteoros são vistos como se partissem da constelação do Perseu. A figura seguinte mostra a posição do radiante ao longo dos dias, na constelação de Perseu, perto da forma facilmente identificável da constelação de Cassiopeia, o conhecido “W”.

perseidasradianteFig. 2 (figura do IMO) mostra o radiante da chuva de meteoros das Perseidas entre julho a agosto, que se encontra na constelação de Perseu.

Tabela com a informação sobre a chuva de meteoros das Perseidas.

Inclui-se também informação de uma outra chuva de meotoros que ocorre este mês: as δ Aquáridas.

enxame

Para obter mais informação sobre “Enxames de meteoróides”, e também um a pequena informação sobre a história deste enxame, consulte no nosso site a página Enxames de Meteoroides.