Dados Astronómicos

 

Nascer do sol em Lisboa. A "Coluna de Fogo", reflexo produzido por cristais de gelo na alta atmosfera.

Antes do sol nascer, a luz solar que penetra na atmosfera terrestre abaixo do horizonte incide nos cristais de gelo da alta atmosfera, já acima do horizonte. Ao reflectirem esta luz criam a vulgarmente conhecida “Coluna de Fogo”.

A partir de 2012 inclusivé, as horas indicadas nas várias tabelas estão expressas na Hora Legal, pelo que as horas referenciadas podem ser utilizadas diretamente.

O Observatório Astronómico de Lisboa publica na Internet valores indicativos de dados astronómicos para várias cidades portuguesas, entre os quais se encontram os referentes ao Sol, nomeadamente os instantes aproximados do nascer, do ocaso e dos crepúsculos.

Por se tratar de tabelas genéricas, calculadas para as cidades referidas, não devem ser entendidas como exactas para outros pontos do território. Os valores para outras localidades carecem de cálculo que use as coordenadas geográficas correctas. Para fins legais sugere-se que seja solicitado ao OAL a emissão de um parecer pericial.

Neste sentido, as direcções do OAL e da Unidade de Museus da Universidade de Lisboa declinam qualquer responsabilidade sobre todos os valores publicados para utilização com fins legais ou outros.

Zona de visibilidade do eclipse total do sol em 1900. Carta produzida no OAL, associada ao livro explicativo do que é o Sol.

Zona de visibilidade do eclipse total do sol. Carta associada ao livro explicativo do eclipse e do Sol (OAL).

As tabelas aqui apresentadas incluem as horas de nascer, passagem meridiana e ocaso do Sol, Lua e planetas, eclipses e fases da lua, calendários, mudança da Hora e começo das estações. Alguma desta informação está incorporada no nosso Calendário Geral, que pode importar directamente para o seu calendário preferido.

 

Comments are closed.