Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Noites no Observatório – Evento Especial 5º Aniversário (Mar 2015) | Observatório Astronómico de Lisboa

No mês de Março de 2015 as NOAL celebram o seu 5º aniversário e as palestras públicas 21 anos de existência.

A actividade das NOAL deste mês, que será realizada no sábado 28–Março–2015, será de Festa e repleta de surpresas…

A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Do Big Bang à Via Láctea”, proferida por David Sobral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.

“Do Big Bang à Via Láctea”

O Universo está “quase” a completar 14 mil milhões de anos, altamente produtivos. Durante todo este tempo, centenas de milhares de milhões de galáxias formaram-se e evoluíram, num ambiente muitas vezes agressivo, e em constante mudança. Sábado, dia 28 de Março, venha ao Observatório Astronómico de Lisboa viajar no tempo e no espaço e saber mais sobre como é que galáxias como a nossa Via Láctea mudaram e cresceram ao longo do tempo cósmico.

 

Nota Biográfica:

David Sobral é Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorado em Astronomia pela Universidade de Edimburgo. Atualmente é Investigador FCT no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e no Observatório de Leiden, onde lidera uma equipa de jovens investigadores. Contribui ativamente para compreender como galáxias como a nossa se formaram e evoluíram ao longo do tempo, incluindo a descoberta das galáxias mais distantes e o estudo pormenorizado de galáxias mais próximas. É também o representante de Portugal no comité de Utilizadores do ESO, membro do painel de avaliação de propostas do ESO, e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Astronomia. Para além da Ciência, sempre se interessou pela escrita/literatura e pela simplificação das mais variadas ideias, para lutar contra algum elitismo. Gosta de mostrar que, com trabalho e motivação nada é impossível, e de explorar caminhos opostos aos que a maioria segue.