Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Noites no Observatório (Jan 2015) | Observatório Astronómico de Lisboa

A actividade mensal das NOAL será realizada no sábado 31–Janeiro–2015. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Um Pálido Ponto Azul”, proferida pelo Dr. Filipe Lisboa, da Agência Espacial Europeia (ESA).


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.

“Um Pálido Ponto Azul”

Um Pálido Ponto Azul é o nome da famosa fotografia tirada pela sonda Voyager-1 a uma distância de 6,4 mil milhões de quilómetros da Terra. Nessa fotografia, o nosso planeta é tão pequeno como um pixel. Falaremos da importância que a Astronomia tem para reconhecermos a Terra como um lugar especial e de como as recentes missões espaciais, nas quais Portugal tem estado envolvido através da Agência Espacial Europeia, têm estudado e caracterizado um planeta vivo em constante mudança. Os satélites do programa de Observação da Terra abordam diferentes aspectos do planeta como a Atmosfera, Oceanos, Clima, Geomagnetismo e Bioesfera. Pelo que se sabe até agora, a Terra é o único planeta onde a vida, tal como a conhecemos, pode habitar. Podemos visitar outros mas não permanecer, não por enquanto. A Astronomia, a par com a Observação da Terra, é uma importante actividade de responsabilização por esta nossa casa que devemos conhecer e cuidar.