Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Noites no Observatório – Global Star Party (Abr 2015) | Observatório Astronómico de Lisboa

No mês de Abril de 2015 as NOAL associam-se à celebração do “Global Astronomy Month 2015“, enquadrando a iniciativa “Global Star Party” na sua sessão mensal.

A “Global Star Party” é um evento de proporções planetárias, que tem como objetivo reunir todos aqueles que desejam contemplar o céu e viver o seu interesse pela Astronomia.

A atividade das NOAL deste mês será realizada no sábado 25–Abril–2015. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

Como habitualmente, haverá telescópios nas observações mas, no entanto, convidamos e encorajamos os participantes a trazer e a utilizar os seus equipamentos de observação (binóculos, lunetas, telescópios). A equipa das NOAL auxiliará o público nesta atividade dentro das suas possibilidades.

Como o espaço disponível é limitado, caso esteja interessado em trazer o seu equipamento, envie um email para noitesoal@astro.oal.ul.pt.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Volta ao Universo em 80±40 Slides”, proferida por Ciro Pappalardo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.

“Volta ao Universo em 80±40 Slides”

Nesta palestra vou começar por explicar como se desenvolveu, no início dos anos 20, todo o debate sobre a possibilidade da existência de um Universo fora da nossa “aldeia” chamada Sistema Solar. Foi um período atribulado, cheio de notícias contrastantes, e com novas ideias que despoletavam discussões sobre a teoria existente. Em resumo, um período com poucas certezas e muitas dúvidas e, portanto, muito interessante.

Na segunda parte da apresentação, vou descrever o processo da evolução de galáxias a partir de novas imagens do Universo primordial. Com o acesso a novos instrumentos estamos a investigar pela primeira vez aquilo que se passou logo após o início do tempo e da história do Universo.

Finalmente vou terminar com alguns factos interessantes para o futuro de todos. A consciência nunca para de nos surpreender e espero que todos os presentes nesta palestra se sintam surpreendidos…

 

Nota Biográfica:

Ciro Pappalardo é originário de Sicília, no sul de Itália, e desde pequeno sempre desejou percorrer o mundo. Em pouco tempo, Ciro percebeu que na realidade o mundo é pequeno, tendo decidido assim estudar o Universo… que é verdadeiramente grande. Doutorado em Astronomia pela Universidade de Estrasburgo, trabalhou no Observatório Astrofísico de Arcetri, em Florença, onde estudou novos dados provenientes de um telescópio que o permitiram observar por uma janela nunca antes aberta. Afirma que foi uma boa experiência na terra de Dante Alighieri e de Girolamo Savonarola. Atualmente é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), onde trabalha ativamente no estudo da formação e evolução de galáxias. Gosta de correr, todos os dias, pela Tapada da Ajuda e ouvir fado às 4 da manhã em Alfama.