EclipseArticoISSago2008_webNo dia 20 de Março de 2015 ocorre um eclipse total do Sol que será visível como eclipse parcial em todo o território português. O eclipse total será visível no extremo norte do oceano Atlântico, nas Ilhas Faroé, Svalbard e região Ártica (passa no pólo norte), numa faixa com largura entre os 410 e os 480 km.

Em Agosto de 2008 a tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional) fotografou a faixa de totalidade dum eclipse que também percorreu a região Ártica do planeta (na foto à esquerda, clique para ver maior). Note-se a gradação da iluminação crescente saindo da zona da umbra e entrando pela penumbra solar, além da coloração amarelada (realista pois é reflexão no gelo branco) devida à dispersão atmosférica.

Não teremos a sorte dum eclipse total em Portugal, mas a percentagem da parcialidade atinge os 77% nas ilhas do Corvo e das Flores, nos Açores, sendo menor para latitudes inferiores (veja nos mapas).

ATENÇÃO: a observação do Sol pode ser perigosa!

Certifique-se que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar. Consulte a nossa página com informação completa: OBSERVAR O SOL EM SEGURANÇA

A duração total do eclipse aproxima-se das 2h com início cerca das 8h UT, o máximo próximo das 9h e o término perto das 10h. Os tempos exatos bem como as percentagens de área solar coberta, para as várias capitais de distrito do continente (62% a 74%) e para as regiões autónomas dos Açores (70% a 77%) e da Madeira (~57%) podem ser consultados na nossa tabela sobre os Eclipses em 2015 e na página específica sobre este eclipse.

A  informação em forma visual sobre a hora do máximo e a área do Sol coberta, em função da localidade de observação, pode ser encontrada no conjunto de imagens seguintes (clique nas imagens para ver versões em tamanho grande).

 

Sendo produzidas pelo HM Nautical Almanac Office, pode ver aqui animações do eclipse parcial em várias cidades do continente: Braga, Porto, Coimbra, Lisboa e Faro.

Coimbra_eclipse2015Mar20_anim

ATENÇÃO: a observação do Sol pode ser perigosa!

Certifique-se que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar. Consulte a nossa página com informação completa: OBSERVAR O SOL EM SEGURANÇA.