Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

A “Super Lua” de 23-Jun-2013 | Observatório Astronómico de Lisboa

Tornou-se popular o fenómeno da Lua Cheia que é visualmente maior do que a habitual. Este evento anual deve-se à coincidência da Lua Cheia ocorrer no perigeu orbital e, assim, observar-se uma lua ≈14% maior em tamanho e ≈30% mais brilhante do que a lua cheia no apogeu.

O OAL, realizará uma sessão especial de observação da Lua no domingo 23 de Junho, a partir das 20h30m. A sessão terá entrada livre, não sendo necessária qualquer inscrição.

Nascer da Lua no OAL (© Ricardo Barbosa)

Nascer da Lua no OAL (© Ricardo Barbosa)

A órbita lunar

A órbita da Lua é aproximadamente uma elipse de excentricidade média 5,5%. Isso faz com que a Lua ora esteja mais perto, ora mais longe da Terra em cada mês lunar (27,3 dias). O ponto orbital mais próximo da Terra é denominado Perigeu e o ponto mais afastado chama-se Apogeu. Sendo a distância média Terra-Lua <dTL>= 384.400 km, o perigeu e apogeu médios ficam a 363 100 e 405 700 quilómetros, respetivamente.

Fig. 1 - Figura ilustrativa da órbita lunar. A excentricidade foi exagerada para melhor ilustrar o efeito.

Fig. 1 -A órbita lunar com excentricidade muito exagerada, para mostrar o conceito.

Pode ver-se na Fig. 2 a forma ‘real’ da órbita lunar, quando calculada com a força gravítica do sol e de todos os planetas do sistema solar, mas dispostos no plano da eclíptica (duas dimensões, 2D).

orbitaLunar2D_SmallWeb

Fig. 2 – Órbita lunar duma simulação do Sistema Solar completo, a 2D. (clique…)

Clique na imagem para ver uma simulação da evolução temporal da órbita lunar. Nota-se que a órbita não é uma elipse fechada e que precessa em torno do ponto médio, o centro de massa (CM) do sistema Terra-Lua. É distinguível o movimento da Terra em torno do CM. A excentricidade das órbitas varia entre 2,6% e 7,7%.

A órbita lunar e as fases da Lua

À medida que a Terra progride à volta do Sol, surge a fase de Lua Cheia quando há  um alinhamento do tipo Sol–Terra–Lua. Porém, a Lua Cheia só ocorre próxima do perigeu uma vez por ano, como se vê na Fig.3, designando-se por Lua Cheia no perigeu.

Fig. 2 - Figura ilustrativa das órbitas da Lua e da Terra com as excentricidades exageradas. A figura mostra a fase de Lua cheia em várias posições da órbita da Lua em torno da Terra.

Fig. 3 – A fase de Lua Cheia em várias posições da órbita lunar (com excentricidade exagerada).

Habitualmente a Lua passa no perigeu com outras fases de iluminação (ver Fig.4).

Fig. 3 - Figura ilustrativa das órbitas da Lua e da Terra com as excentricidades exageradas. A figura mostra as fases da Lua no perigeu em várias posições da órbita da Terra em torno do Sol.

Fig. 4 – Algumas fases da Lua quando está no perigeu, em função da órbita terrestre.

A “Super Lua” Cheia de 2013

A fase de Lua Cheia acontece próxima do perigeu só uma vez por ano e em 2013 será no domingo 23 de Junho às 12h32m (ver tabela), após passar no perigeu  às 12h11m (ver tabela), ou seja, desfasados de apenas 21 minutos. Vê-se na tabela que as distâncias do perigeu e apogeu não são constantes e que o menor perigeu deste ano é no domingo 23 de Junho. Por isso, a Lua estará mais exuberante por atingir a distância mínima da Terra em fase de Lua Cheia. O disco lunar terá um tamanho aparente 14% maior e será 30% mais brilhante do que a Lua no apogeu.

Tamanhos relativos da Lua no apogeu e no perigeu.

Tamanhos relativos da Lua no apogeu e no perigeu.

A Lua nasce em Lisboa às 21h06m e põe-se às 6h14m (ver tabela), sendo estas as melhores ocasiões para ver a Super Lua, altura em que está mais próxima do horizonte e provoca um “efeito extra de ampliação” no cérebro…  É apenas cerebral… confirme AQUI!

Uma definição mais “relaxada” do tamanho aparente da Lua é a de “Super Lua”: quando o intervalo temporal entre Lua cheia e perigeu é menor do que 1 dia e 8 horas, ou seja, sempre que a Lua Cheia acontece a uma distância inferior a 110% do perigeu dessa órbita. Nesta definição é possível ocorrer uma Super Lua frequentemente, mas nem todas terão o mesmo tamanho e brilho aparentes.

Em 2014, será a 10 de Agosto que a Lua Cheia estará próxima do perigeu. Veja aqui a lista das Super Luas até 2050, sendo de assinalar as de 2015, 2031 e 2034.