Noites no Observatório – 26 Janeiro 2013

No próximo dia 26 de Janeiro de 2013, o Observatório Astronómico de Lisboa realizará mais uma sessão de as “Noites no Observatório”.

A iniciativa “Noites no Observatório”, de frequência mensal, tem vindo a decorrer desde o ano de 2010 e tem como primo objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia através de palestras proferidas por diversos investigadores da área e observações do céu nocturno com telescópio.

Em cada sessão de “Noites no Observatório” realizar-se-ão:
– Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão)
– Observações com telescópio

As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas.

Independentemente destas, a palestra será sempre realizada e tem uma duração aproximada de 60 minutos. A sessão de dia 26 de Janeiro terá início às 21:30 com a palestra. O OAL abrirá as suas portas às 21:00.

A palestra estará subordinada ao tema “Supernovas, Clima e Biodiversidade: a ponte entre o Cosmos e a Biosfera”, proferida por Dr. Gonçalo Prista, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.


Supernovas, Clima e Biodiversidade: a ponte entre o Cosmos e a Biosfera

Quando estudamos a evolução, os ecossistemas, as espécies, fazemo-lo sempre conscientes de que tudo interage, de que o meio envolvente é fundamental. No estudo da Terra como uma entidade, frequentemente o que a envolve é negligenciado. Muito embora reconheçamos a influência do Sol no clima e na biodiversidade terrestres, no geral a Terra é tratada como um sistema isolado. Aqui procura-se dar a conhecer uma história diferente, muitas vezes esquecida, uma história onde o meio envolvente da Terra é um parâmetro elementar para a biosfera.
A Via Láctea é o habitat do nosso planeta e como qualquer habitat não é uma entidade imutável. À medida que a Terra vagueia no seu movimento em torno do centro galáctico experimenta diferentes interacções com o meio, reflectindo-se no clima e na biodiversidade. As Supernovas, eventos estelares altamente energéticos, influenciam a produção de nuvens e o controlo do balanço radiativo da Terra. É através deste mecanismo que surgem como uma provável ligação à evolução, através do seu efeito no clima, contribuindo assim para o caminho da biodiversidade.
Nesta apresentação falar-se-á do clima e das variações do ambiente galáctico na região do Sistema Solar ao longo dos últimos 65 milhões de anos, das mudanças na biosfera e a sua ligação às Supernovas,  referindo o projecto CLOUD no CERN e um caso particular, o dos sirénios, mamíferos marinhos herbívoros, conhecidos como manatins e dugongos.


Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.

ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta (48 horas após a recepção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico no início da semana de 21 de Janeiro, ou antes, caso o número de vagas seja preenchido na totalidade até à data referida.

A inscrição é efectuada online na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0

Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

 

EM: 2013-01-14