O primeiro Director: Frederico Augusto Oom
Frederico Augusto Oom (1830-1890), oficial de marinha, desempenhou um papel essencial na fundação do novo observatório astronómico de Lisboa, tendo sido o seu primeiro director, lugar que ocupou desde 1878 até falecer.
Entre 1858 e 1863 viajou pela Europa, visitando vários observatórios e casas de instrumentação científica, e estagiou entre 1858 e 1863 no imperial Observatório Astronómico de Pulkovo (Rússia) com Otto Wilhelm Struve. Teve aí a oportunidade de trabalhar com alguns dos melhores astrónomos do seu tempo e de efectuar observações astronómicas de grande qualidade.
Uma vez regressado ao seu país, desempenhou um papel central na construção e acabamento das estruturas científicas dos edifícios do OAL e na instalação dos respectivos instrumentos. Bateu-se, nos meios políticos, pelo projecto original que presidiu à fundação do OAL: fazer avançar a astronomia estelar, uma missão legitimada internacionalmente que correu o risco de ficar diluída e vaga nos estatutos do observatório.
Foi sócio da Academia Real de Ciências de Lisboa e um dos membros fundadores da Astronomische Gesellschaft. Publicou diversos trabalhos sobre Astronomia em Portugal e nos Tratados da Academia das Ciências de S. Petersburgo.
Já celebrados os 150 anos da existência do OAL, é imperativo recordar o percurso biográfico de um homem cuja vida se confunde com as origens desta singular instituição científica. Consulte uma nota biográfica desenvolvida no sítio do Centro Inter-Universitário de História das Ciências.
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel