O primeiro Director: Frederico Augusto Oom

 

Frederico Augusto Oom

Contra-Almirante Frederico Augusto Oom (OAL).

Frederico Augusto Oom (1830-1890), oficial de marinha, desempenhou um papel essencial na fundação do novo observatório astronómico de Lisboa, tendo sido o seu primeiro director, lugar que ocupou desde 1878 até falecer.

Entre 1858 e 1863 viajou pela Europa, visitando vários observatórios e casas de instrumentação científica, e estagiou entre 1858 e 1863 no imperial Observatório Astronómico de Pulkovo (Rússia) com Otto Wilhelm Struve. Teve aí a oportunidade de trabalhar com alguns dos melhores astrónomos do seu tempo e de efectuar observações astronómicas de grande qualidade.

Uma vez regressado ao seu país, desempenhou um papel central na construção e acabamento das estruturas científicas dos edifícios do OAL e na instalação dos respectivos instrumentos. Bateu-se, nos meios políticos, pelo projecto original que presidiu à fundação do OAL: fazer avançar a astronomia estelar, uma missão legitimada internacionalmente que correu o risco de ficar diluída e vaga nos estatutos do observatório.

Foi sócio da Academia Real de Ciências de Lisboa e um dos membros fundadores da Astronomische Gesellschaft. Publicou diversos trabalhos sobre Astronomia em Portugal e nos Tratados da Academia das Ciências de S. Petersburgo.

Já celebrados os 150 anos da existência do OAL, é imperativo recordar o percurso biográfico de um homem cuja vida se confunde com as origens desta singular instituição científica. Consulte uma nota biográfica desenvolvida no sítio do Centro Inter-Universitário de História das Ciências.

 

Comments are closed.