Noites no Observatório (Nov 2013)
A actividade mensal das NOAL será realizada no sábado 30–Novembro–2013. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.
A palestra é subordinada ao tema “Dos Buracos Negros estelares aos Buracos Negros gigantes no centro das Galáxias”, proferida pelo Prof. Paulo Crawford (CAAUL).
Atenção:
- Apesar de ter acesso livre a actividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
- É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta actividade.
“Dos Buracos Negros estelares aos Buracos Negros gigantes no centro das Galáxias”
Os buracos negros são descritos como os objetos mais estranhos e fascinantes que poderemos encontrar no espaço exterior. São frequentemente apresentados como objetos extremamente densos, que exercem uma atração gravítica tão forte que nem a luz consegue escapar quando se aproxima suficientemente. Mas na realidade são os objetos astronómicos mais simples que podemos descrever no espaço cósmico, e muito mais vulgares do que poderíamos pensar.
Nos últimos vinte anos o estatuto da física dos buracos negros mudou radicalmente. Hoje podemos dizer que os dados de observação são muitos e convincentes. Além disso os buracos negros deixaram de ser uma curiosidade físico-matemática para se tornarem num instrumento para estudar outros ramos da física. Entre os vários exemplos importa referir os mecanismos de feedback que permitem controlar a formação e evolução das galáxias bem como ligações da teoria das cordas com a física nuclear e a física da matéria condensada.
Nesta palestra começaremos por falar no comportamento da luz na formação dos buracos negros estelares e comentaremos as propriedades dos buracos negros gigantes no centros das galáxias espirais, com referências especiais ao buraco negro de 4 milhões de massas solares no centro da Via Láctea.
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel