A elongação máxima é a máxima distância angular do planeta ao sol. As épocas de elongação máxima são as mais favoráveis para a observação de Mercúrio porque noutras alturas este está demasiado próximo do sol, o que impede a sua visibilidade.

No dia 12 de julho, Mercúrio atingiu uma elongação de 21º e pôde ser visto durante 51 minutos próximo do horizonte leste, antes do nascimento do sol. A observação continuará a ser possível até ao dia 3 de agosto, altura em que Mercúrio passará a nascer após o crepúsculo civil e deixará de ser visível. Com o passar dos dias, no período entre 12 de julho e 3 de agosto, a elongação de Mercúrio vai diminuindo, o tempo de visibilidade vai também em geral diminuindo, o planeta será visível mais baixo no céu, mas o seu brilho vai aumentando. Na tabela seguinte apresentamos a duração da visibilidade, altura máxima durante a visibilidade (atingida no crepúsculo civil) e o azimute para esse mesmo instante.

Consulte ainda aqui toda a informação sobre a visibilidade de Mercúrio no ano 2014.

mercurio_elengacao_1407

Para obter informações sobre a “Visibilidade de mercúrio em 2014” consulte a tabela Crepúsculos, Nascimento e Ocaso do Sol, Nascimento e Ocaso do planeta Mercúrio, Magnitude, Visibilidade (Lisboa)

Para obter mais informação sobre a “Visibilidade dos Planetas” consulte no nosso site a página Almanaques/Dados de 2014/ Visibilidade dos Planetas em 2014