HST25anosPlanetasAnim_web

Em 24 de Abril de 2015 o Telescópio Espacial Hubble (HST – Hubble Space Telescope) cumpre 25 anos de serviço. Foi um telescópio revolucionário lançado em 1990 pois, apesar de ter um espelho primário com apenas 2,4 metros de diâmetro, a qualidade da imagem conseguida permitiu estudar em altíssimo detalhe todos os objetos que observou. Por estar acima da atmosfera terrestre a turbulência da mesma não desfoca as imagens obtidas, o que permitiu uma nitidez melhorada num factor de 100 vezes, em relação aos telescópios terrestres.

O HST fez a revolução na astronomia e na astrofísica! Porém, as primeiras imagens mostraram que o espelho primário sofria de aberração de esfericidade e a qualidade conseguida era inferior à esperada. Na primeira missão de manutenção ao HST, feita com o Space Shuttle, foram introduzidos os elementos ópticos de correcção e tudo passou a funcionar bem.

aneisUrano_hst1994As áreas de investigação foram bem escolhidas e os resultados surpreenderam de imediato. O OAL inicia uma pequena série de resumos das imagens mais espectaculares obtidas com o HST nestes 25 anos e o tema do Sistema Solar é logo o primeiro. O HST permitiu estudar os planetas dum modo apenas anteriormente conseguido com as sondas espaciais, projectos que são muitos mais dispensiosos e demorados. Por exemplo, foram observados pela 1ª vez os anéis de Úrano a partir da Terra.

Seleccionámos para mostrar uma pequena colecção de imagens dos planetas do nosso Sistema Solar, assim como a detecção do planeta b que gravita a estrela Fomalhaut, ainda imerso na nebulosa proto-planetária da estrela. Imagem no infra vermelho.