A atividade mensal das NOAL será realizada no sábado 29–Agosto–2015. A sessão terá início com a palestra às 21:30, mas as observações astronómicas decorrerão em contínuo ao longo da noite, até às 24:00.

logoNOALtxtTransp_web

A palestra é subordinada ao tema “Extinções em Massa no Planeta Terra”, por João Lin Yun, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).


Atenção:

  1. Apesar de ter acesso livre a atividade requer uma inscrição prévia que se efectua AQUI.
  2. É necessário consultar a página do OAL para mais informações acerca desta atividade.

“Extinções em Massa no Planeta Terra”

A Terra é o único local do Universo onde sabemos com certeza científica que existe Vida. A Vida na Terra levou muitos milhões de anos a desenvolver-se e a alcançar a diversidade de espécies que a humanidade presencia. Ao longo da história geológica, novas espécies surgiram enquanto outras se extinguiram, num processo de aparecimento e desaparecimento de espécies em tudo natural. Contudo, pelo menos em cinco épocas anteriores, uma percentagem elevada das espécies extinguiram-se (extinção em massa de espécies) e crê-se que nos encontramos presentemente a viver a sexta grande extinção em massa. Poderá a espécie humana ser uma das que se extinguirá num futuro próximo?
Nesta palestra convidamos o público a acompanhar as reflexões do Prof. João Lin Yun sobre as extinções em massa no planeta Terra e a eventual extinção da espécie humana.

 

Nota Biográfica:

João Lin Yun é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. É doutorado em Astronomia e Física pela Universidade de Boston. Para além do seu trabalho científico e pedagógico, é um apaixonado pelas manifestações culturais e sociológicas dos povos. Observa com interesse e preocupação a evolução da humanidade como um todo, a forma como esta trata a nave espacial onde vive e da qual depende, e as perspetivas de extinção que subitamente passaram a ser uma realidade.