segintercalaroaldezembro_web

International Earth Rotation Service (IERS) que estuda com rigor a rotação do planeta Terra em relação a referenciais astronómicos e à escala do Tempo Atómico Internacional (TAI), constatou ser necessária a introdução de um “segundo intercalar” na escala do Tempo Universal Coordenado (UTC) que define a Hora Legal civil, no final de Dezembro de 2016.

A necessidade de coordenação entre as escalas do Tempo Atómico, definido pelos relógios atómicos, e do tempo astronómico (escala UT1 definida pela rotação real da Terra) conduz ocasionalmente à introdução de “segundos intercalares” no Tempo Universal Coordenado (UTC), para que a diferença entre ambas (UT1-UTC) permaneça inferior a 1 segundo.

Esta necessidade provém do facto da duração do “segundo” no Sistema Internacional de Unidades (ligado à escala TAI) ser mais curta do que a duração actual do “segundo UT1” da rotação da Terra. Ou seja, a rotação completa da Terra dura cada vez mais tempo na escala TAI. Além disso, não o faz de uma maneira perfeitamente uniforme.

Assim, estes “acertos” quando necessários, são efectuados no final dos meses de Junho ou de Dezembro. Este ano tal “acerto” será efectuado no final de Dezembro e ocorrerá em simultâneo em todo o mundo (como sempre acontece).

Para os Açores a sequência de datas UTC–1 (= hora legal em vigor) será:

2016 Dezembro 31,  22h 59m 59s

2016 Dezembro 31,  22h 59m 60s    <— o segundo extra é aqui intercalado

2016 Dezembro 31,  23h 00m 00s

Em Portugal continental e na Madeira, cuja hora legal em Dezembro é UTC, a sequência será:

2016 Dezembro 31,   23h 59m 59s

2016 Dezembro 31,   23h 59m 60s    <— o segundo extra é aqui intercalado

2017 Janeiro 1,   00h 00m 00s

Nota sobre a apresentação da hora: os relógios digitais que estão programados nos diversos dispositivos nunca enumeram o valor “60” na casa dos segundos. Por isso num sistema que contabilize corretamente o “segundo intercalar” é normal contar o valor “59” duas vezes, fazendo aparecer a sequência “59m 59” duas vezes consecutivas.

Pode consultar mais informação sobre este assunto na página do OAL sobre a hora UTC.

O OAL como entidade responsável pela manutenção da Hora Legal em Portugal encontra-se equipado para dar resposta, de forma transparente para o utilizador final, a este “Segundo Intercalar”. Consulte a nossa página Como Acertar? para descobrir como manter certa a hora do seu computador.

O OAL disponibiliza também uma solução, gratuita, que permite a qualquer webmaster a utilização nos seus sites da Hora Legal OAL. As instruções para a sua utilização encontram-se em Hora Legal OAL – informação para criadores de sites

De notar que, além de outras funcionalidades, esta solução está preparada para a introdução correcta do segundo adicional (dito intercalar ou bissexto) que vai acontecer à meia-noite UTC do dia 31 de Dezembro de 2016.