Astronomia de Verão 2015
As nossas actividades de observação astronómica deste verão começam a 1 de Agosto, no Centro Ciência Viva do Lousal. Inscreva-se já no site da Astronomia de Verão, Agência Ciência Viva.
O céu fantástico do Alentejo brinda-nos com actividades nos sábados 1, 8 e 15 de Agosto além de 5 e 12 de Setembro. Todas as semanas começa-se no anfiteatro do Centro com uma explanação científica dos objectos celestes a observar.
Depois, já noite escura, seguimos para a corta da mina onde estão instalados os telescópios. O grupo junta-se para ouvir as explicações sobre a viagem no céu alentejano.
As operadoras apontam os aparelhos para os astros escolhidos, mas com o passar da noite a dinâmica de grupo leva a muitas conversas paralelas. Venha saborear o conhecimento!
O sábado 01-08-2015 começa no tema “A Lua e o Senhor dos Anéis“, com início às 20:45. A Lua caminha para a fase cheia e mostra os picos e vales de rególito. Discuta os perigos da viagem das Apollo e maravilhe-se com o satélite que mantém a estabilidade da Terra e forma as marés oceânicas. Descubra porque é que um dia os eclipses totais do sol deixarão de existir!
O céu nocturno numa noite de lua cheia. O brilho é tal que uma máquina fotográfica mostra a torre do minério perfeitamente iluminada, mas à direita vêm-se as estrelas do Sagitário (ou o Bule de Chá).
No sábado 08-08-2015 teremos “Enxames, Nebulosas e Galáxias“, viagem que se inicia às 21:00.
As galáxias e os enxames mostram o ténue esplendor: que idade têm, que dinâmica as define, que composição atómica as gerou. São diáfanas ao telescópio mas no estrelado da abóbada celeste entremeiam-se nuvens moleculares e enxames globulares tão velhos como o universo!
O enxame M13. Foto obtida por Rui Agostinho com um dos telescópios usados no CCV-Lousal, em 2014.
O sábado 15-08-2015 brinda-nos com uma “Chuva de estrelas!“, pelas 20:30. As Perseidas preenchem a noite. O que são? Nessa noite poder-se-á atingir os 100 meteoros por hora! Na abóbada celeste o planeta Saturno realça-se entre as nuvens moleculares e enxames abertos e globulares, além da gigante galáxia de Andrómeda!
A galáxia M31. Foto obtida por Rui Agostinho com um dos telescópios usados no CCV-Lousal, em 2014.
No sábado 05-09-2015 viajamos a “Úrano e Neptuno na noite escura“, às 20h00. Os planetas mais longínquos estão visíveis. Pequenos ao telescópio mas grandes em tamanho, com dezenas de luas que os circundam no espaço gelado. Falaremos também dos planetas anões, como Plutão e os transneptunianos!
No sábado 12-09-2015 o tema é “O Universo das Galáxias e Astronomia todo o ano“, pelas 19:45.
No céu escuro as galáxias mostram a ténue luz. Na abóbada celeste encontram-se estrelas coloridas e nebulosas planetárias além de enxames estelares. Mas a astronomia não pára e falaremos de qual é o próximo eclipse, do que são superluas e estrelas cadentes, numa descoberta dos eventos astronómicos futuros.
A galáxia M33. Foto obtida por Rui Agostinho com um dos telescópios usados no CCV-Lousal, em 2014.
Inscreva-se já nestas actividades no site da Astronomia de Verão, Agência Ciência Viva.
As fotos das actividades foram tiradas em 2014 por Ricardo Rufino, do CCV-Lousal.
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel