O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) promove Palestras públicas mensais que têm lugar no Edifício Central, pelas 21h30 da última sexta-feira de cada mês. Em 2009 estão já marcadas (ou já decorreram) as seguintes palestras:
- 29 de Maio de 2009
“Einstein e Eddington, a Expedição ao Príncipe de 1919 para verificar a Teoria da Relatividade”,
Com o Prof. Dr. Paulo Crawford.
CAAUL/OAL
O grande triunfo da Teoria da Relatividade Geral teve lugar após a observação do encurvamento dos raios luminosos, durante o eclipse de 29 de Maio de 1919, realizada por Arthur Stanley Eddington (1882-1944) na ilha do Príncipe e Andrew Crommelin no Sobral, Brasil, há 90 anos. Quando a 6 de Novembro de 1919 é anunciado em Londres que estas medidas confirmavam as previsões da teoria da Relatividade Geral, Einstein é aclamado como o génio que destronou Newton. Torna-se de um dia para o outro, aos olhos da opinião pública, no maior e mais famoso cientista de sempre, com a popularidade de uma estrela de cinema, cujas opiniões científicas, políticas ou morais passam a ser escutadas com respeito e admiração.
Veremos algumas imagens que recriam essa época e discutiremos a história da recepção da Teoria da Relatividade.
- 24 de Abril de 2009
“Telescópios e Personalidades: Rostos, Engenho e Talento”,
Dr. Guilherme Almeida.
CM/APAA
Esta palestra pretende celebrar os 400 anos do telescópio e distingue-se de uma tradicional “história do telescópio”, pois a ênfase estará nas pessoas, sem obviamente esquecer as suas contribuições.
Nesta palestra descrevem-se e apresentam-se à audiência quase todas as personalidades que, pelos seus esforços, empenhamento, engenho e talento, contribuíram para a invenção e desenvolvimento dos telescópios [ópticos], até aos nossos dias (consideraram-se nada menos de 75 personalidades!!!). Trata-se, portanto, de um desfile desses geniais inovadores, apresentando-os um a um à audiência, mostrando os seu contributos, teóricos e práticos, vicissitudes e sucessos.
Raras são as pessoas que actualmente conhecem as caras de muitas destas personagens e o que fizeram concretamente. Algumas estão injustamente consideradas como “ilustres anónimos”, embora muito se lhes deva. É esse, precisamente, o objectivo desta palestra, que começa na descoberta do vidro pelos Fenícios (ca. 3000 a.C.) e termina nos tempos actuais.
- 27 de Março de 2009
“Astronomia e Astrofísica: Compreender o Universo com aplicações práticas”,
Prof. Doutor João Lin Yun.
CAAUL/FCUL
Neste Ano Internacional da Astronomia que se celebra, divagaremos um pouco sobre a importância de uma ciência que “não serve para nada”! Mostrarei como esta ideia é falsa e como “o sonho continua vivo”. Passarei em revista algumas das principais descobertas da Astronomia que influenciaram profundamente a ideia que temos do universo físico em que vivemos.
Darei alguns exemplos do “modus operandi” da investigação em Astronomia e apresentarei também algumas perspectivas para o futuro desta ciência que é de todos nós.
- 27 de Fevereiro de 2009
“O Telescópio de Galileu em Portugal”,
Doutor Henrique Leitão.
CIUHCT – Universidade de Lisboa
Celebra-se neste ano de 2009 o Ano Internacional da Astronomia, que toma como tema principal as observações telescópicas levadas a cabo por Galileu Galileu há quatro séculos, em 1609. As observações de Galileu, como se sabe, lançariam a Europa num profundo debate científico e cultural.
Nesta palestra mostraremos como estes assuntos foram seguidos em Portugal e que impacto tiveram entre nós. Curiosamente, como se mostrará, Portugal participou muito estreitamente nestes acontecimentos, tendo desempenhado um papel fundamental na divulgação do telescópio e das novidades celestes. Trata-se de uma página fascinante da história científica do nosso país que convém conhecer um pouco melhor.
- 30 de Janeiro de 2009
“Galileu Galilei e o Ano Internacional da Astronomia 2009”,
Dr. Guilherme Almeida.
CM/APAA
Nunca será de mais realçar que em 2009 terão passado 400 anos em relação a 1609, ano em que Galileu Galilei (1564-1642) aperfeiçoou o telescópio e fez importantes descobertas com ele. Descobertas que abalaram o mundo, mudaram a nossa visão do Universo e do lugar do Homem no Universo. A palestra mostrará alguns desses passos fundamentais.
Resumo completo da palestra em formato PDF
A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.
No final de cada palestra, e caso o estado do tempo o permita, fazem-se observações dos corpos celestes com telescópio.
Para mais informações use o telefone 213616730, ou consulte esta página em http://www.oal.ul.pt/palestras.
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel