Bons Raios Te Meçam – medir a Terra (23 Set 2013)
Após o enorme sucesso que foi a primeira edição da atividade “Bons Raios Te Meçam” (21 de junho), decidimos repetir a experiência já no próximo dia 23 de setembro de modo a celebrarmos o Equinócio do Outono de 2013, que acontecerá no próximo dia 22 de setembro, pelas 21h44m. As expectativas são grandes uma vez que nesta data, ao contrário do que sucedeu em junho, a atividade decorre durante o período letivo.
Para celebrar esta efeméride no âmbito do Ano Internacional do Planeta Terra 2013, o Observatório Astronómico de Lisboa vai repetir uma experiência realizada pela primeira vez há mais de dois milénios, por Eratóstenes (276 a. C – 194 a. C).
Analisando a sombra de objectos em dois lugares diferentes ao meio dia solar, e juntando alguma matemática, Eratóstenes foi o primeiro a apresentar um valor para o raio da Terra.
Eratóstenes mostrava assim ser possível medir o raio da Terra usando os raios solares.
Este projeto, aberto ao público, tem início no OAL pelas 11h30 e inclui várias atividades, como a observação do Sol com telescópios, construção de relógios de Sol, medição da altura máxima solar pelas 13:29 com diversos instrumentos e, por fim, o cálculo do raio terrestre.
Leia as instruções detalhadas de como proceder para medir bem a altura máxima do sol neste dia e, com este valor, calcular o raio da Terra. Para isso deve também:
1) Usar os dados da “Tabela com a Hora Legal da passagem meridiana do Sol em várias localidades no dia 23 de Setembro de 2013“, para o território português e S. Tomé e Príncipe.
2) Acertar o seu relógio pessoal pela Hora Oficial Portuguesa, para medir a altura solar no momento correcto.
Pode consultar mais informação, um resumo dos resultados obtidos na edição de junho e uma listagem de outras entidades que desenvolvem o projeto em Portugal na página seguinte:
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel