M31e32_OALlousal_webB

Quais são as galáxias mais distantes que se conhecem? O que se sabe sobre elas? Como as explicam os modelos actuais? E que novas observações se farão nas próximas décadas? Não perca este curso dado pelo Prof. José Afonso no OAL, de 7 a 21 de Maio de 2016. Inscreva-se  aqui.

As galáxias são as grandes estruturas do Universo, possuindo uma variedade estonteante. Há cem anos não se conheciam ainda estes “Universos-ilha”, mas sabe-se hoje que ocupam quase todo o Universo observável. Desde pequenas galáxias quase sem estrelas, prováveis “destroços” de outras maiores, até às grandes “canibais” dos enxames galácticos, encontramos-nos hoje a tentar perceber como estes colossos se formaram. As observações, fazendo uso pleno das capacidades observacionais actuais, fornecem pistas sobre todo o processo. Modelos existem que descrevem como as primeiras galáxias terão surgido. Contudo, os modelos esbarram ainda, e frequentemente, em contradições com os dados observacionais, numa discordância que parece difícil de resolver.

Este curso focará o conhecimento actual sobre a formação de galáxias. Particular atenção será dada aos modelos e respectivas previsões, bem como aos limites impostos pelas capacidades observacionais.