Este eclipse penumbral será visível a partir da Ásia, Europa, África, Médio Oriente, América do Sul, América do Norte e Oceano Indico, Oceano Atlântico, e o leste do Oceano Pacífico.

Grandeza da penumbra do eclipse = 1.014 considerando o diâmetro da lua como unidade.

Em Portugal continental, a lua entra na penumbra pelas 22h32, numa altura em que está já bem acima no horizonte (altura da lua=51º) e próxima da estrela Régulo na constelação do Leão. Às 00h44 a lua fica totalmente dentro da penumbra. Nessa altura, o bordo interior do disco lunar, ou seja, o lado junto à umbra da Terra, tem um brilho de apenas 0,5% do brilho apresentado pelo bordo exterior. Assim, durante o eclipse a lua terá uma variação de brilho que será bem notada.

Este tipo específico de eclipse penumbral, em que a imersão da lua na penumbra é total, é bastante raro, ocorrendo em média apenas 15 vezes em 500 anos. O próximo eclipse penumbral da lua com as mesmas características da de 2017, tão favoráveis à observação, só voltará a ocorrer daqui a 36 anos, em 2053.

(ver tabela abaixo, com os detalhes para as várias cidades)

 

O eclipse penumbral da Lua é um fenómeno astronómico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra, e resulta numa variação do brilho da lua. Isto sucede quando a lua, em fase de Lua Cheia, passa nos seus nodos ou na sua proximidade.