Efemérides Marcianas neste Verão
MOVIMENTO RETRÓGRADO
Marte irá inverter a sua trajetória no céu no dia 28 de junho de 2018. Durante dois meses Marte terá movimento retrógrado de 28 de junho a 28 de agosto. Será possível ver Marte, um pouco antes da meia-noite, no céu a Sudeste, quase alinhado com os planetas Saturno e Júpiter, brilhará cada vez mais cedo a cada semana que passa.
Tabela com o nascimento, passagem meridiana, ocaso e magnitude do planeta MarteOPOSIÇÃO
No dia 27 de julho de 2018 pelas 05 horas (hora legal de Portugal Continental e na Região autónoma da Madeira) Marte estará em oposição em que será visível durante toda a noite e observar-se-á mais brilhante e maior, encontrando-se no céu noturno a brilhar com uma magnitude de -2,8 na constelação de Capricórnio. Neste dia, ocorre um evento celeste raro, é quando o planeta vermelho Marte estará alinhado em uma linha reta com o Sol e a Terra.
Este alinhamento cósmico, chamado oposição de Marte ocorre a cada 778 dias ou de dois anos, um mês e 18 dias. A Terra viaja mais rápido, pois encontra-se mais perto do Sol, completando uma volta em 365,25 dias, enquanto Marte é mais distante do Sol e leva 687 dias para viajar.
Vénus e a Terra são alguns planetas que viajam em círculos quase perfeitos, enquanto outros planetas, como Marte e Mercúrio viajam em órbitas mais excêntricas ou elípticas.
Depois de cinco dias da ocorrência deste evento da oposição de Marte, o planeta vermelho Marte estará à distância mínima da Terra.
DISTÂNCIA MÍNIMA DA TERRA
No dia 31 de julho, Marte estará muito perto de nós!
No período da manhã de dia 31, mais precisamente às 08h48min (em Portugal continental), Marte estará à distância mínima da Terra. A esta hora não será possível observar Marte, pois nesse preciso momento estará abaixo do horizonte.
Marte nasce mais cedo às 20h55min no início da noite, e põe-se de manhã às 06h01min altura em que se deixa de ver. Observar-se-á Marte durante toda a noite como um objeto brilhante avermelhado! O planeta Marte estará mais próximo da Terra e, por isso mesmo, mais brilhante. Este fenómeno acontece de 26 em 26 meses, sempre que a Terra ultrapassa Marte no movimento de translação em torno do Sol (o nosso planeta é mais rápido neste movimento).
Assim, Marte estará aproximadamente apenas a 57,6 milhões de quilómetros da Terra. Será a maior aproximação à Terra desde agosto de 2003!
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel