EXPOSIÇÃO DO PROJECTO
“UMA CASA NA LUA”

O Projecto Educativo do Centro de Estudos de Fátima (CEF) para o triénio 2005-2008 privilegia a inovação e a procura de novos saberes: “rasgar horizontes e demonstrar que é possível tornar os nossos sonhos uma realidade? com espírito aberto, com imaginação e fantasia”.

Foi no sentido de concretizar o que na maioria das vezes não passa de intenções, que nasceu o projecto “Uma Casa na Lua”. Proposto pelo Departamento de Ciências Físico-Químicas do CEF, considerou-se este desafio arrojado, mas muito aliciante. Dando expressão à Área Pedagógico-didáctica do Projecto Educativo – “desenvolvimento de projectos de investigação abertos às novas tecnologias privilegiando a interdisciplinaridade” -, avançou-se para a sua execução.

Assim, no ano lectivo de 2006/2007, atribuíram-se às 26 turmas do 5.º ao 9.º anos temas relacionados com a construção de uma casa na Lua e com os problemas de habitabilidade, a saber: vestuário, mobilidade, alimentação, comunicação, produção e reciclagem de água, gestão de resíduos sólidos, produção de energia eléctrica, domótica, mobiliário, materiais de construção e design da casa e problemas de saúde que podem afectar um habitante da Lua, pelo facto de as condições de vida serem diferentes das terrestres.

O trabalho de execução foi projectado e desenvolvido nas aulas de Área de Projecto com o apoio incondicional e empenhado de todos os professores de diversas áreas disciplinares, muito especialmente dos de Educação Visual e Tecnológica, do 5.º ao 9.º anos. Durante todo o ano lectivo desenvolveu-se um projecto único, de elevado poder aglutinante, que permitiu envolver os alunos e despertar neles o interesse pela investigação científica e tecnologia espacial e o reconhecimento da importância da Ciência e Tecnologia numa sociedade em constante evolução.

Os trabalhos desenvolvidos resultaram de uma grande dose de imaginação e do labor de equipa, que impulsionaram 650 alunos para a concretização de um objectivo comum: idealizar “Uma Casa na Lua”.

Todo o trabalho desenvolvido atingiu o auge numa exposição que decorreu durante a Semana Cultural da escola, no início do mês de Junho.

É uma parte significativa dessa exposição que pode ser visitada presentemente no Observatório Astronómico de Lisboa.

As condições de visita a esta exposição são as mesmas das visitas regulares ao OAL. Consulte as condições das visitas guiadas e efectue a marcação.

Professora dinamizadora: Paula Catarina Dias