Exposição do Colectivo Tempos de Vista
Tempos de Vista – O Espaço em Paralaxe é a designação da segunda edição de um programa expositivo contextual, dirigido por um colectivo de artistas plásticas constituído por Inês Teles, Joana Gomes, Magda Delgado, Margarida Mateiro, Maria Sassetti e Xana Sousa, com a participação de Sara Bichão*.
Tempos de Vista é a confluência de diversas perspectivas artísticas que se podem fazer de um Lugar. Neste sentido, procura-se ingressar num circuito alternativo através da utilização de espaços com valor histórico e interesse investigativo. Pretende-se uma abordagem holística do projecto, que se constrói através da interdisciplinaridade dos médios e dos conteúdos conceptuais moldando-se às condições do Lugar.
A presente edição a realizar no Observatório Astronómico de Lisboa (Tapada da Ajuda) consiste num programa expositivo que se integra nas comemorações do centenário da Universidade de Lisboa e dos 150 anos do Observatório Astronómico; neste âmbito, diversos eventos aí terão lugar, visando uma actividade dinâmica deste raro monumento e das respectivas exposições (a permanente do OAL e a temporária Tempos de Vista – O espaço em paralaxe).
Inauguração: 29 de Setembro pelas 18 horas, lançamento de catálogo.
Visitas: de 30 de Setembro a 17 de Dezembro, no horário das 14h às 18 horas, às quintas, sextas e sábados.
Local: Observatório Astronómico de Lisboa, Tapada da Ajuda 1349-018 Lisboa
Dia de Conferências: 1 de Outubro às 14:30 h.
Programa de conferências:
- Director do OAL Doutor Rui Agostinho (FCUL), abertura/introdução.
- Doutor Pedro Raposo (FCUL e Oxford University), O observatório como atelier científico: disciplina, precisão e criatividade no desenvolvimento histórico do OAL.
- Doutor Pedro Abreu (FAUTL), OAL:>DeSiderium>TêleSkopos
- Doutor José Quaresma (FBAUL), Site-specificity e irradiação futura de uma peça de arte.
- Doutor Carlos Vidal (FBAUL), MAPAS IMATERIAIS e CORPOS SIMBÓLICOS.
Workshop Internacional: uma iniciativa conjunta do OAL e do CIUHCT, a realizar dia 6 de Outubro no qual o colectivo fará uma apresentação de 30 minutos intitulada Tempos de Vista – A Site-specific Project.
* Licenciadas na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, pós-graduadas e mestres pelas seguintes instituições: Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Chelsea College of Art & Design, Byam Shaw School of Arts e Faculdade de Belas Artes de Barcelona.
EM: 2011-09-13
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel