Noites no Observatório (30 Junho) – Ignite Astro

No próximo dia 30 de Junho de 2012, a iniciativa “Ignite Astro” chega ao Observatório Astronómico de Lisboa em mais uma sessão de as “Noites no Observatório”.
A iniciativa consiste numa sessão onde investigadores do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa apresentam diversos tópicos de Astronomia e Astrofísica em curtas exposições de 5 minutos apenas. O “speed dating” das apresentações chega assim ao OAL, e promete fazer correr a adrenalina numa viagem alucinante pela Astronomia e Astrofísica.
Nesta sessão especial de as Noites no Observatório serão realizadas, como habitualmente, uma visita guiada ao edifício museológico do Observatório e observações com telescópio.
Nesta sessão, como é habitual, por motivos logísticos existe um número máximo de participantes para a visita guiada, pelo que esta necessita de inscrição.
No entanto, excepcionalmente neste dia o “Ignite Astro” (palestra) e as observações não necessitarão de inscrição. Caso a lotação de lugares sentados no interior do edifício seja atingida, haverá projecção do evento no exterior.
As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite (até às 00:00) e estão sujeitas às condições meteorológicas.
Independentemente destas, o “Ignite Astro” e visita serão sempre realizadas e têm cada um, respectivamente, uma duração aproximada de 60 minutos. A sessão de dia 30 de Junho terá início às 20:15 com a visita guiada ao OAL, seguida do “Ignite Astro” às 21:30.
——————————————————————————-

Programa do Ignite Astro:
– Alexandre Cabral: “Nas Entranhas de um Telescópio”

– Alberto Negrão:  “A lua Laranja

– João Lin Yun: “Vida no Universo?

– José Afonso: “Galaxódromo

– Rui Agostinho: “Dar Tempo ao Tempo

– Paulo Crawford: “Os Enigmas da Expansão do Espaço no Big Bang

– João Retrê: “O Trânsito na Índia

– José Pedro Mimoso: “Um, Dois, Três, Infinito e Mais Além

– Javier Peralta: “Regiões Habitáveis no Sistema Solar?

– Miguel Moreira: “A Incoerência dos Filamentos Coerentes
——————————————————————————-
Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.
O acesso às actividades é livre mas a visita guiada ao OAL carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.
ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.
ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta (48 horas após a recepção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico no início da semana de 25 de Junho, ou antes, caso o número de vagas seja preenchido na totalidade até à data referida.
A inscrição é efectuada online na seguinte página:http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0
Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul
A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

 

EM: 2012-06-18