Celebração dos 50 anos do ESO – Evento especial

No próximo dia 5 de Outubro de 2012, o Observatório Europeu do Sul (ESO) celebra o 50º aniversário desde a sua fundação. O Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) e o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) juntam-se a esta celebração promovendo uma série de actividades neste dia.
O Observatório Europeu do Sul foi fundado em 5 de Outubro de 1962 por cinco países europeus – Bélgica, França. Alemanha, Holanda e a Suíça. Ao longo dos últimos 50 anos, o ESO construiu os observatórios terrestres mais produtivos de sempre. São exemplo disto os observatórios nos montes de La Silla e Paranal (Chile) sendo que este último alberga o observatório astronómico mais avançado do mundo, optimizado para observações na luz visível – o “Very Large Telescope (VLT)”. O ESO encontra-se também neste momento a construir aquele que será o maior telescópio óptico terrestre de sempre, o “Extremely Large Telescope”.
Actualmente, formado por 15 países, entre os quais consta Portugal desde 2001, o ESO representa o esforço europeu para desvendar os mistérios do Universo construindo os maiores telescópios terrestres, desenhando e projectando câmaras sensíveis e instrumentos capazes de escrutinar os céus. O trabalho deste consórcio europeu tem contribuído para desenvolvimentos importantes na área da astronomia e uma visão sem precedentes do Universo que nos rodeia, desde cometas no Sistema Solar, até galáxias distantes na fronteira entre o espaço e o tempo.
De forma a celebrar este marco importante na história da astronomia europeia e internacional, o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) e o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), em parceria com o Observatório Europeu do Sul (ESO), promovem uma noite de actividades no dia 5 de Outubro de 2012.
Incluído neste evento, está a apresentação in situ de uma impressionante imagem astronómica do ESO, nunca antes vista.


Programa:
20:30 – 21:00 – Introdução ao evento dada pelos Directores do CAAUL e OAL, Doutor José Afonso e Doutor Rui Agostinho.
21:00 – 21:30 – Exibição de um documentário sobre os primeiros 50 anos do ESO a explorar o céu do Hemisfério Sul.
21:30 – 22:45 – Palestra intitulada “Observatório Europeu do Sul. Uma mina de ouro para a Astronomia” proferida pelo representante do ESO, o Doutor João Fernandes (ESON Portugal & Universidade de Coimbra).
22:45 – 23:00 – Apresentação in situ de uma impressionante imagem astronómica do ESO, nunca antes vista.
23:00 – 00:30 – Observações astronómicas do céu nocturno com telescópios.


No decorrer da noite, haverá ainda projecção de filmes do ESO no exterior do edifício.
As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas. Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.

ATENÇÃO: Embora o acesso à actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.
A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

 

EM: 2012-09-28