Noites no Observatório – AstroParty Halloween

No próximo dia 31 de Outubro de 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa tem o prazer de realizar mais uma sessão das “Noites no Observatório”.

Esta iniciativa mensal tem vindo a decorrer ao longo do ano de 2012 com o primo objectivo de proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.

No dia 31 de Outubro o OAL abre as suas portas às 21:00 com uma actividade especial dedicada à noite de Halloween. Neste dia serão realizadas uma palestra de divulgação e observações com telescópio.

No âmbito do espírito de Halloween, o OAL convida todos os participantes a comparecerem mascarados (quem o pretender) para se enquadrarem no ambiente lúgubre, numa ligação com o além.

Neste dia o OAL terá telescópios seus nas observações mas, no entanto, convida e encoraja os participantes que possuam equipamentos de observação (binóculos, lunetas, telescópios) a trazerem-nos e utilizarem-nos. A equipa do OAL auxiliará o público nesta actividade dentro das suas possibilidades. As observações astronómicas iniciam-se às 22:30 e decorrerão até às 00:00, estando sujeitas às condições meteorológicas.

Quem quiser instalar os seus próprios aparelhos poderá fazê-lo a partir das 20:30. Como o espaço disponível é limitado existe uma inscrição própria para estes casos. Haverá tomadas eléctricas no recinto, contudo, deverão trazer os seus cabos de ligação.

Independentemente das condições meteorológicas, a palestra será sempre realizada e tem uma duração aproximada de 60 minutos.

A palestra de dia 31 de Outubro terá início às 21:30 e estará subordinada ao tema “O homem na Lua: uma grande produção da NASA ou de Hollywood?“, proferida por Doutor Javier Peralta, do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa.

——————————————————————————-
O homem na Lua: uma grande produção da NASA ou de Hollywood?

Aprendemos na escola que um dos momentos mais significativos do século XX foi a chegada do homem à Lua. No entanto, as limitações tecnológicas da época, juntamente com a necessidade urgente dos Estados Unidos  não serem ultrapassados pela Rússia, poderiam justificar o que muitos afirmam ser a maior fraude na história da Humanidade. Nesta palestra iremos apresentar 15 provas relevantes que tentam demonstrar que o homem não esteve na Lua…ou será que esteve?

——————————————————————————-

Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.

ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta (48 horas após a recepção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico no final da semana de 22 de Outubro, ou antes, caso o número de vagas seja preenchido na totalidade até à data referida.

A inscrição é efectuada online na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0

Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

 

EM: 2012-10-22