Cronologia de Frederico Thomaz Oom (Coronel)
- 9 de Abril de 1864 – Nasceu em Lisboa. Filho de Frederico Augusto Oom e Alexandrina Muller Oom.
- Cursou os preparatórios, e ingressou na Escola do Exército, no curso de Engenharia Militar. Em ambos os casos obteve prémios na maioria das cadeiras.
- 4 de Janeiro de 1887 – Promovido a alferes.
- 23 de Janeiro de 1890 – Promovido a tenente.
- 1891 – Nomeado astrónomo do OAL.
- 1898 – Nomeado sócio correspondente da Academia Real das Ciências.
- 1899 – Convidado a apresentar candidatura para sócio efectivo da Academia Real das Ciências. Declinou o convite, por, segundo carta escrita pelo próprio, se julgar incompetente para tal.
- 1900 – Integrou a missão à Serra da Estrela, chefiada por Campos Rodrigues e destinada aos estudo das circunstâncias do eclipse total desse ano.
- 9 de Novembro de 1900 – Promovido a capitão.
- 1901 – Enviado aos Açores para determinar a latitude de Ponta Delgada.
- 1907 – Efectua missão a Hamburgo, para estudar os serviços horários do porto dessa cidade e adquirir instrumentos para o Observatório de Lourenço Marques.
- 1908-1909 – Dirigiu a construção do Observatório de Lourenço Marques e a instalação dos seus aparelhos. Ficou designado por “Observatório Astronómico Campos Rodrigues“.
- 1911 – Integrou, com o Almirante Nunes da Mata, a comissão encarregada de modificar a contagem do tempo. Foi relator dessa mesma comissão.
- 1915 – Integrou, juntamente com o Almirante Ramos da Costa, uma comissão encarregada de estudar o serviço da hora no Porto de Lisboa.
- 1919 – Eleito sócio efectivo da Academia das Ciências.
- Nomeado Director do OAL após a morte de Campos Rodrigues.
- 1922 – A convite do alto comissário General Norton de Matos, deslocou-se a Luanda, para montar nessa cidade um observatório idêntico ao de Lourenço Marques.
- 30 de Abril de 1930 – Morreu, com a patente de coronel.
Destaques
-
Eclipse Total da Lua (16/05/2022)
O eclipse total da Lua será visível na madrugada de 16 de maio em Portugal. Mais... →
-
Poderá ver: todos os planetas visíveis a olho nu, o triângulo da Primavera, a chuva de meteoros das η Aquáridas, e o Eclipse Total da Lua. Não perca! Mais... →
-
Existem no céu cerca de 9100[1] estrelas com magnitude inferior a 6,5. Estas são as estrelas visíveis a olho nu. Mais... →
-
Atividades de Astronomia nas Escolas e no Observatório Astronómico de Lisboa
O OAL vai à sua Escola! Fazemos actividades integradas na sua aula: “As Constelações” para os mais pequenos, “O Sistema Solar”, “A Astronomia da Hora” e “A Lua”. Peça-nos já! Mais... →
-
AVISO
Este site não vai sofrer mais atualizações. Os conteúdos estão, ou irão ficar em breve, desactualizados.
A informação existente irá manter-se disponível mais algum tempo como testemunho da atividade online do OAL nos últimos anos.Visibilidade dos astros
Efemérides históricas
Outros calendários
Cursos e eventos
Livro de Visitas
- ManuelEste mês de Abril de 2022 tem duas Luas Novas: a 1 de Abril e a 30 de Abril. Quando um mês tem duas luas cheias se denomina de "Lua Azul". Há al …
- Manuel